Após episódio da 'balbúrdia', Ufba lança portal para divulgar ações da universidade

Ufba Presente é nova plataforma de visibilidade para comunidade acadêmica

Publicado em 17 de maio de 2019 às 18:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) lançou nesta sexta-feira (17) o portal Ufba Presente. O site tem como objetivo divulgar as ações da universidade para a sociedade e dar visibilidade às ações da instituição.

“Esse é um primeiro estágio, quase um protótipo, e o site pretende ser uma espécie de movimento de construção de visibilidade da instituição”, explica o professor Paulo Costa Lima, assessor da reitoria e um dos responsáveis pelo projeto.

O professor conta que o movimento de divulgação das ações da universidade não é algo novo e que já acontece há bastante tempo. A tarefa, no entanto, não é fácil, segundo ele.“A instituição é muito diversa. Além do ensino, tem pesquisa, extensão e, dentro da extensão, vários tipos de atividades, atividades artísticas também”, explica Costa Lima.O site ainda está em seu início e, segundo o professor, ainda há muita informação a acrescentar. Mas já é possível, por exemplo, ver onde a Ufba tem pesquisadores atuando pelo país e pelo mundo, através de convênios com outras instituições de ensino.

Apenas entre os doutorandos, por exemplo, são 94 pesquisadores realizando o chamado doutorado sanduíche - forma do programa onde o estudante vai realizar parte dos estudos em uma universidade fora do país. 

'Balbúrdia' Questionado se a iniciativa foi tomada em resposta às acusações de balbúrdia feitas contra a Ufba pelo Ministério da Educação (MEC), que justificou cortes orçamentários nas verbas da instituição, o professor despistou. “Investir em formatos que aumentam a visibilidade é função pública da universidade, mas neste momento essas informações são mais necessárias ainda. Não é uma reação, mas sem dúvidas é preciso realizar ações de visibilidade porque todo mundo precisa ter acesso ao que a universidade está fazendo”, afirmou. A ideia é que o site se torne colaborativo e que qualquer membro da comunidade universitária possa inserir informações de suas atividades a partir do preenchimento de um formulário.

A plataforma será aperfeiçoada para que o formulário possa funcionar da melhor forma possível e para que o site concentre a maior quantidade de informações possível.

“A universidade é uma espécie de sistema imunológico da sociedade em relação ao conhecimento e o que se pesquisa, o que se sabe, precisa estar disponível” finaliza Costa Lima.

*Com supervisão da editora Fernanda Varela.