Após recomendação do MP, prefeitura de Candeias prorroga lockdown

bahia
15.06.2020, 19:09:00
Atualizado: 15.06.2020, 19:32:12
(Naldo Freitas/CORREIO)

Após recomendação do MP, prefeitura de Candeias prorroga lockdown

Segundo promotora, não é momento de flexibilizar ou relaxar medidas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Prefeitura de Candeias determinou a prorrogação do lockdown na cidade. A medida, que terminaria nesta segunda-feira (15), agora terá duração até as 5h da próxima sexta-feira (19). Até lá, os supermercados de bairros deverão permanecer fechados, funcionando apenas no formato delivery.

A decisão por prolongar o decreto foi tomada após uma recomendação do Ministério Público da Bahia, que solicitou que o município “se abstenha de flexibilizar as medidas em vigor sobre a restrição de circulação de pessoas e de regulamentação da atividade de comércio não essencial sem que tenha sido superada a fase de aceleração do contágio, de acordo com os dados de contaminação, internação e óbito”. 

A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Andréa Scaff de Paula Mota, considerou que caso a prefeitura não tivesse endurecido as medidas para conter o avanço da pandemia, a situação epidemiológica poderia estar ainda pior na cidade. 

Em reunião, o prefeito Dr Pitágoras Ibiapina acolheu a recomendação do MP e informou sobre a prorrogação à Câmara de Dirigentes Lojistas da decisão, após analise da procuradoria jurídica.

“O respeito ao isolamento social e total será fundamental para conter o avanço da doença e preservar vidas. O MP recomendou a manutenção das medidas de isolamento. Vamos aumentar a fiscalização e eu apelo à população para que fique em casa. São momentos difíceis para todos, mas se não houver uma adesão da população é como se nosso esforço fosse em vão. Enquanto a situação não estiver controlada, não poderemos voltar à normalidade”, afirmou o gestor municipal. 

A promotora destacou ainda que, de acordo com o Comitê Científico do Consórcio Nordeste para a Covid-19, não é o momento para que nenhum estado da Região Nordeste flexibilize ou relaxe as medidas de isolamento social, "uma vez que o pico da epidemia da covid-19 não foi atingido em nenhum deles”.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Candeias tem 392 casos confirmados de coronavírus, com 12 mortes.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas