Após redução de casos, Bahia desmobiliza 210 leitos de UTI Covid

bahia
13.08.2021, 18:24:58
Atualizado: 13.08.2021, 18:53:40
(Arquivo/GovBA)

Após redução de casos, Bahia desmobiliza 210 leitos de UTI Covid

Sesab diz que leitos não foram extintos e sim direcionados para assistência a outras enfermidades. Taxa de ocupação de UTI Covid adulto no estado é de 42% nesta sexta

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab)anunciou, nesta sexta (13), que desde o início do mês de julho, a  Bahia já desmobilizou 210 leitos de UTI Covid-19 em diversas regiões do estado. Segundo a Sesab, os leitos não foram extintos, mas sim direcionados para assistência a outras enfermidades.

A secretaria ainda ressalta que a situação epidemiológica do estado em relação à Covid-19 é avaliada constantemente. São levados em conta diversos fatores como taxa de ocupação de unidades hospitalares, porcentagem da população vacinada, total de casos ativos e positividade dos exames.

"A partir do momento que começamos a observar uma diminuição contínua e consistente da taxa de ocupação, nós direcionamos os leitos de alguns hospitais gerais para que voltassem a atender outras condições de saúde, que nunca deixaram de acontecer e que demandam também nossa atenção", explica Izabel Marcílio, coordenadora do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (COES).

“Com as últimas análises foi possível desmobilizar alguns leitos e ainda assim continuar com a garantia de assistência à população”, continuou a coordenadora.

Izabel ainda reitera que a conjuntura ainda é de cautela e que o monitoramento é frequente para readequar a rede de assistência de acordo com os cenários. "É importante dizer que o cenário ainda exige cautela e o monitoramento permanece", afirmou a gestora.

Até às 18h desta quinta, a taxa de ocupação de UTI Covid adulto no estado é de 42%, com 535 leitos ocupados dos 1.280 disponíveis. Enquanto a taxa de enfermaria adulto é de 23% de ocupação, com 297 internados e 1.314 leitos disponíveis. 

Ainda nesta sexta, o governador Rui Costa chamou atenção para que a população baiana não deixe de lado os cuidados contra o coronavírus, mesmo com o avanço da vacinação. Ele afirmou que após uma semana de queda, os números da pandemia no estado pararam de cair.

Leia mais: 'Apenas 3% morreram com as duas doses', diz Rui sobre vacinação

"Nas últimas semanas, tivemos uma queda significativa de casos positivos de #Covid19 na Bahia, mas, nos últimos 7 dias, o número que vinha em queda parou de cair. Isso nos preocupa muito. Por isso, insisto: vacine-se e siga usando máscara. E não deixe de tomar a segunda dose!", escreveu Rui nas redes sociais.
 
Números da covid na Bahia
 
A Bahia registrou 27 mortes e 1.118 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) em 24h, de acordo com dados do relatório epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) até o final da tarde desta sexta-feira (13). No mesmo período, 1.114 pacientes (+0,1%) foram considerados curados da doença. 

Dos 1.207.796 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.177.448 já são considerados recuperados, 4.251 encontram-se ativos e 26.097 tiveram óbito confirmado. Na Bahia, 51.622 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas