Artista plástico Elano Passos lança livro com obras expostas no aeroporto

entretenimento
21.10.2019, 15:10:00
Atualizado: 21.10.2019, 15:19:36

Artista plástico Elano Passos lança livro com obras expostas no aeroporto

Uma Viagem em Traços Pretos reúne desenhos da mostra Arte no Ar

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Oito meses depois de transformar os tapumes da obra do Aeroporto de Salvador em suporte para a exposição Arte no Ar, o artista plástico Elano Passos registra os desenhos em um livro.  Uma Viagem em Traços Pretos será lançado nesta terça (22), às 19h, durante evento de encerramento da exposição. Além dos desenhos, a obra reúne relatos sobre como foi ressignificar, através da arte, a experiência das pessoas nesse espaço tão singular, tomando partido dos elementos de uma obra de requalificação.

A publicação tem apoio do Salvador Bahia Airport e poderá ser acessada gratuitamente, a partir de amanhã (22) em formato digital no site www.elanopassos.com.br e nas redes sociais do artista, Instagram @elanopassos, e Facebook Elano Passos. “O cunho sustentável do projeto já seria suficiente para me encantar, mas, além disso, fizemos nascer uma mostra de arte em meio aos imprevistos de uma obra, e isso contém uma mensagem de criatividade, superação e acolhimento", realça ele.

A exposição Arte no Ar nasceu do convite do Salvador Bahia Airport, concessionária que administra a estrutura, a Elano, que convidou os artistas Ronald Lago e Alexandre Feliciano para, junto com ele, assinarem as intervenções artísticas. Ao todo, foram 13 tapumes desenhados com inspiração em ícones da cultura baiana, tendo sido ao vivo algumas das produções.

“As obras de arte trouxeram mais cor e vida ao terminal. Conseguimos proporcionar uma experiência inesquecível aos nossos passageiros, que ficaram encantados ao assistir à execução das obras”, comenta Daniela Franco, gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport, acrescentando que a ação também foi importante para que os turistas pudessem conhecer um pouco da cultura da Bahia.

O projeto, além de ter utilizado os tapumes reciclados da obra de requalificação do aeroporto, trazendo um olhar sustentável, também explorou o lado social que a arte proporciona, e recebeu crianças e adolescentes de instituições filantrópicas e escolas públicas da região para interagir com os artistas. "Para mim, a principal mensagem que a exposição deixa, e agora também o livro, é que é possível extrair beleza de situações improváveis. Acho que precisamos confiar nessa possibilidade para seguirmos firmes, criando e nos encantando mutuamente", conclui o curador.

O evento de encerramento da exposição Arte no Ar é uma realização do Salvador Bahia Airport para convidados do trade turístico e formadores de opinião. A partir de então, todas as obras ficam à venda, com percentual destinado às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

SERVIÇO
Lançamento do livro “Uma Viagem em Traços Pretos”
Data: 22/10, terça-feira
Horário: 19h – Durante evento de encerramento da Exposição Arte do Ar
Acesso gratuito: Site www.elanopassos.com.br / Instagram @elanopassos/ Facebook Elano Passos


***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais