Assista ao documentário que conta histórias de superação de baianos

“Histórias da vida” traz relatos de quem usou a arte para ter uma vida mais saudável

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 29 de abril de 2022 às 06:00

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Fotos: divulgação

Relatos de baianos que encontraram na arte, em todas as suas variações, a chave para viver melhor mesmo diante de desafios como uma doença ou uma jornada pesada de trabalho em hospitais estão reunidos no documentário “Histórias da vida”. Lançando em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a produção foi dirigida por Dayse Porto. O média-metragem de 35 minutos foi realizado a partir da lei federal de incentivo à cultura com patrocínio da Hapvida. A produção é da Maré Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil, com o apoio do jornal Correio.

Confira o resumo de 3 dos 10 capítulos do documentário:

CAP. 8: Mônica

A mãe de Mônica morreu de câncer e a jovem resolveu transformar a dor em arte. Lançou um projeto de livro, com crônicas e fotografias, junto com a irmã e uma amiga, que também tinha perdido a mãe. Enfrentar o luto de frente e expressar isso é uma forma de levar inspiração para outras pessoas que passam pela mesma situação.

CAP. 9: Madalena

Madalena sempre tocou instrumentos e chegou a passar no vestibular de Música, mas a rotina como funcionária pública não lhe permitiu levar o curso adiante. Há 3 anos, ela descobriu que tem Lupus, passou períodos debilitada, sentia fortes dores nas articulações. A doença acabou fazendo com que ela entenda que a vida é muito curta para não se fazer o que ama. Achou que era o momento e conseguiu retornar à faculdade. A música então passou a ser seu principal esteio no controle da doença e na ressignificação da própria vida.

CAP. 10: Ninfa

Ninfa só descobriu que poderia dançar quando já era adulta, o que lhe abriu horizontes sobre sua identidade, autoestima e desejo de vida. Ela tem uma doença degenerativa que lhe traz atrofias e limitação motora; é cadeirante. Quando conheceu a dança, chegou a formar um grupo, participar de festivais, fazer viagens com seus espetáculos. Hoje é gestora cultural e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência; inclusive o de ser artista. Seu maior desejo é que a sua arte expresse questões do universo da pessoa com deficiência e deixe “marcas" no público.

Assista ao filme:

Acesse bit.ly/historiasdavida e conheça o projeto. 

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.