Até 70% do globo pode contrair coronavírus, diz estudo de Harvard

em alta
28.02.2020, 06:25:00
(IOC/Fiocruz)

Até 70% do globo pode contrair coronavírus, diz estudo de Harvard

Confira sete perguntas e respostas que você precisa saber sobre o vírus

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Um grupo de pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) estima que entre 40% e 70% de toda a população mundial deve ter resultado positivo para o novo coronavírus em algum momento. Confira abaixo sete perguntas e respostas que você precisa saber sobre o vírus.

"É provável que vejamos uma pandemia global", afirmou o professor Marc Lipsitch ao Wall Street Journal. Segundo ele, a taxa de infecção poderia ocorrer ao longo do próximo ano.A Comissão Europeia informou, nesta quinta-feira (27), que está trabalhando em todas as frentes para combater o surto do Covid-19 no continente.

Leia mais: Salvador registra cinco casos suspeitos de coronavírus

Em comunicado, o órgão pontua que foi realizada uma troca de informações sobre medidas de fronteira entre as autoridades dos estados membros e que as forças de saúde e de fronteira devem continuar coordenando o trabalho de contenção  para evitar uma pandemia. Nenhuma fronteira foi fechada até o momento, destaca a Comissão Europeia.

A Itália é o país que mais preocupa depois da China, epicentro do surto. A Defesa Civil italiana informou que o número de pessoas diagnosticadas com o coronavírus subiu para 650. Já o número de mortes passou de 15 para 17. No Oriente Médio, o Irã relata 26 mortes por coronavírus e 245 casos. 

Também nesta quinta, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou para a possibilidade do avanço do coronavírus se tornar uma pandemia, mas ponderou que o surto ainda pode ser contido. "Estamos em um ponto decisivo", disse da sede do órgão, em Genebra (Suíça). Segundo dados recentes da entidade, a China registrou 2.747 mortes por coronavírus. Em outros 44 países afetados, foram 54 óbitos. 

Tire suas dúvidas

O coronavírus é gripe?
Segundo o Ministério da Saúde, o novo vírus causa uma infecção das vias respiratórias com sintomas parecidos com os de uma gripe, mas são doenças diferentes.

O coronavírus é transmitido entre humanos?
Sim, o  vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa pelo ar,  secreções respiratórias de  infectados ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas: olhos, nariz e boca.

Apenas quem tem sintomas transmite este vírus?
O maior risco de transmissão acontece no período sintomático, quando o  doente elimina maior quantidade de vírus. No entanto, há evidências de transmissão após contato com pessoas infectadas e  ainda assintomáticas.

Animais de estimação podem transmitir o coronavírus?
Não há evidências que pets como cães e gatos possam ser infectados e transmitir o vírus.

Usar máscara previne o contágio por coronavírus?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), máscaras de proteção são indicadas apenas para pessoas que já contraíram o novo coronavírus, como forma de prevenir a transmissão da doença. Mas são pouco eficazes para quem é  saudável. Ainda segundo a OMS, a prevenção contra o coronavírus é similar às medidas contra a gripe, como a higienização constante das mãos. 

Como é feito o diagnóstico?
Com a  coleta de materiais respiratórios com potencial de aerossolização (aspiração das vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do novo coronavírus.

E o tratamento de quem já está doente, como é feito?
O tratamento da Covid-19, a infecção provocada pelo novo coronavírus é semelhante aos dos sintomas de gripe e feito com base no quadro de  cada paciente.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais