Ator de 'Babe' é preso por protestar contra maus-tratos em testes com cães

em alta
05.11.2019, 14:03:38
Atualizado: 05.11.2019, 14:15:45

Ator de 'Babe' é preso por protestar contra maus-tratos em testes com cães

Vídeo mostra James Cromwell sendo algemado em ato por fechamento de laboratório

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

James Cromwell foi preso após protestar pelo fechamento de um laboratório universitário que realiza experimentos em cachorros no Texas, EUA. O protesto, que resultou na prisão do ator, de 79 anos, foi organizado pela Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta) e ocorreu na última quinta-feira, 31, durante a reunião do conselho administrativo da Texas A&M University.

Cromwell, que atuou em Jurassic World: Reino Ameaçado e Babe - O Porquinho Atrapalhado, assinou um abaixo-assinado organizado pela Peta solicitando o fechamento de um laboratório onde, segundo a organização, estaria ocorrendo maus-tratos com cachorros, usados em um experimento sobre distrofia muscular canina. Além dele, o cantor Paul McCartney e os atores Casey Affleck e Lily Tomlin estão entre os apoiadores.

Essa não é a primeira vez que o ator é preso por protestos envolvendo a defesa dos direitos dos animais e a causa ambiental Em 2017, o ator foi condenado a uma semana de prisão depois de se recusar a pagar uma multa relacionada a um protesto ambiental em Wawayanda, estado de Nova York.

Em 2013, Cromwell participou de outra manifestação da Peta, dessa vez contra o tratamento de gatos em um laboratório da Universidade de Wisconsin. Já em 2017, foi detido depois de protestar no SeaWorld contra o tratamento dado aos animais do parque. Nos dois últimos casos, Cromwell foi liberado após o pagamento de fiança.

"Eu estou chocado com a falta de compaixão dos conselheiros", disse Cromwell enquanto estava sendo retirado da reunião do conselho administrativo da Texas A&M University. "Façam a coisa certa. Libertem esses cachorros. Enviem eles para lares adotivos, que cuidarão deles. Fechem esse laboratório. Fechem o laboratório!"

Cromwell já foi indicado ao Oscar, como ator coadjuvante no filme Babe - O Porquinho Atrapalhado, e a quatro prêmios Emmy; ganhando um em 2012 pelo seu papel em American Horror Story: Asylum.

Assista ao vídeo do momento da prisão.

James Cromwell em Babe - O Porquinho Atrapalhado, de 1995 (Foto: Reprodução)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas