Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Audiência pública vai discutir mudança de nome da Rua das Laranjeiras, no Pelourinho

Vereadores aprovaram alteração para Rua Alaíde do Feijão, em homenagem à cozinheira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2022 às 13:26

. Crédito: Paulo Macêdo/Arquivo Correio

Uma audiência pública no próximo dia 30 vai discutir a mudança de nome da Rua das Laranjeiras, no Pelourinho, em Salvador. O Ministério Público estadual vai organizar o debate, que será das 9h às 12h, por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac).O encontro acontecerá no auditório J. J. Calmon de Passos, situado na sede do MP no bairro de Nazaré. Interessados em participar devem se inscrever até o dai 28 (clique aqui para ver o edital de convocação). 

O encontro promoverá o debate entre Ministério Público, Poder Legislativo do Município de Salvador, Prefeitura Municipal de Salvador e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan). Estão convidadas autoridades, entidades da sociedade civil e interessados em discutir o processo legislativo na Câmara de Vereadores que resultou na Lei Municipal nº 40/2022, que alterou o nome da Rua das Laranjeiras para Rua Alaíde do Feijão. 

O MP destaca que a rua fica em local histórico tombado nacionalmente, o que explica a audiência. O novo nome homenageia a cozinheira Alaíde do Feijão, que morreu de covid-19 esse ano . Ela tinha um restaurante no local. 

Notas técnicas do Nudephac apontam que a Rua das Laranjeiras tem esse nome desde 1760 e fica em área tombada pelo Iphan, considerada de interesse público e protegida por parâmetros legais. A promotora de Justiça Eduvirges Ribeiro ressalta que a ideia também é ter participação popular nessa decisão de renomear a rua.