Aulão comemorativo reúne 400 capoeiristas no Farol da Barra neste sábado

Evento gratuito vai reverenciar Mestre Bimba e 100 anos de capoeira regional

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2018 às 02:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação
. por Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em 1918, um soteropolitano do Nordeste de Amaralina mudaria para sempre a história da Capoeira. Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, misturou elementos da capoeira tradicional com o batuque (antiga luta nordestina) e criou a capoeira regional, arte genuinamente brasileira. Neste final de semana, 100 anos depois, um dos maiores grupos de capoeira do mundo lhe rende homenagens ao realizar um enorme congraçamento de capoeiristas.

No seu VI Encontro Nacional, a Abadá Capoeira, que 30 anos atrás foi fundada por um aluno de Bimba, o Mestre Camisa, reúne alguns dos maiores nomes da capoeira em um evento multicultural iniciado na última quinta-feira (13) e que encerra sua programação neste sábado (15) e domingo (16).

[[galeria]]

O sábado de pôr do sol no Farol da Barra, neste sábado, promete ser o auge do encontro. Entre as 16h e 17h30, cerca de 400 capoeiristas vão se reunir em frente ao principal ponto turístico de Salvador para uma apresentação aberta, uma imensa roda de capoeira em forma de aulão, com a participação de baianos e turistas.“Vai ser um momento de integração da capoeira com o público que estará no Farol ou simplesmente visitando nossa cidade. Imagine 400 capoeiristas naquele cenário. Vai ser histórico!”, afirma professor Osso Duro.O objetivo do evento é fortalecer a arte que hoje é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, mas ainda enfrenta preconceitos no acesso a diversas áreas.

Nesta sexta-feira (14), os capoeiristas que participarão do evento fizeram um treino oficial. Assista.

Confira a programação a partir deste sábado:

- 15 de setembro, sábado Aulão e roda de Capoeira Aberto ao público Das 16h às 17h30 no Farol da Barra ✓ Ponto alto do encontro, a imensa roda em forma de aulão promete reunir 400 capoeiristas no Farol da Barra 

- 15 de setembro, sábado Noite dos Cantadores: causos histórias e contos de capoeira Às 20h30, no Teatro Arena do SESC/SENAC/PELOURINHO Aberto ao público ✓ Compositores, cantadores de músicas de Capoeira irão cantar, expor suas influencias e inspirações. É a possibilidade do capoeirista valorizar sua música e suas histórias. No show de cantigas, os cantadores são as estrelas da noite.

- 16 de setembro, domingo Festival Cultural, Batizado e troca de graduações dos alunos da Abadá-Capoeira 9h, no Forte da Capoeira, Santo Antônio Além do carmo  Aberto ao Público ✓ Apresentações culturais realizadas pós pesquisas dos alunos e alunas da escola. Serão iniciados cerca de 100 alunos(as) na sua primeira roda de evento, a primeira graduação. Tantos outros irão trocar de corda frente a um público de mestres, professores, amigos, familiares e simpatizantes da capoeira