Aulão do Comprova vai ensinar como verificar conteúdos falsos nas redes

brasil
08.11.2019, 17:39:00
Atualizado: 08.11.2019, 17:40:09

Aulão do Comprova vai ensinar como verificar conteúdos falsos nas redes

Evento, na próxima terça-feira (12) em São Paulo, será transmitido ao vivo pelo CORREIO

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O Projeto Comprova, uma coalizão formada por veículos de mídia para combater a desinformação, vai realizar na próxima terça-feira (12) um aulão gratuito sobre como checar conteúdos falsos ou enganosos nas redes sociais. O evento vai acontecer a partir das 9h na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, será transmitido ao vivo pelo CORREIO, que integra a coalizão do Comprova este ano, e por todos os veículos que compõem o grupo.

O aulão vai contar com a presença do editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdke, que contará como tem sido a operação do Comprova 2 sob o foco de políticas públicas governamentais. Sérgio e a equipe do Comprova também mostrarão como não cair em 'fakes', como se proteger da desinformação e como parar de propagar contepudos falsos nas redes.

Os jornalistas participantes desta segunda edição do Comprovfa receberam treinamento seguindo a metodologia da First Draft, que idealizou o projeto. Alguns dos recursos utilizados pela equipe serão compartilhados durante o aulão, como ferramentas de busca reversa de imagens e vídeos e dicas para desconfiar de conteúdos que não tenham uma fonte identificada que chegam aos celulares e às mídias digitais.

Além do CORREIO, também compõem a coalizão do Comprova este ano a AFP, Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder 360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Confira as verificações já feitas este ano pelo Comprova

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeitos-de-assaltos-no-horto-florestal-morrem-em-troca-de-tiros-com-a-pm-veja-video/
Um deles tinha sido preso no ano passado após invadir casa, na Santa Cruz e manter família refém por cerca de três horas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/del-feliz-traz-o-clima-junino-para-os-leitores-do-correio/
Forrozeiro é o convidado da segunda live do jornal, neste sábado (6)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais