Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford vindas da Índia chega ao Brasil

Fiocruz diz que elas estarão prontas para uso já no sábado (23)

Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 18:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O avião trazendo as duas milhões de doses da vacina da Oxford/Astrazeneca produzidas no Instituto Serum, da Índia, chegou a São Paulo na tarde desta sexta-feira (22).O pousto ocorreu por volta das 17h20.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acompanhou a chegada no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A carga inicialmente tinha previsão de chegar há cindo dias, no dia 17, mas a Índia acabou não liberando a exportação para o Brasil. Ontem, foi anunciado pelo govenro indiano que a autorização. 

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as doses estarão prontas para usar já no sábado à tarde, depois de passar por checagem de qualidade e segurança, rotulagem e etiquetagem. Depois, deve seguir para os estados.

O lote veio em voo comercial da companhia Emirates. Em Guarulhos, vai passar por trâmites alfandegários e depois seguirá em um avião da Azul para o Rio de Janeiro. 

Atraso no envio O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar o programa de imunização do seu grupo prioritário, no último final de semana. Já no início desta semana, enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, como Butão e Nepal. 

O Brasil teve dificuldades para liberar a carga, comprada do Instituto Serum. O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, chegou a dizer na quarta (20) que não havia prazo para receber o carregamento, embora tenha negado que problemas diplomáticos com a Índia tenham causado o atraso.

Ainda na semana passada, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse que era muito cedo para falar uma data para as exportações. O presidente Jair Bolsonaro, questionado, dizia que a viagem podia ocorrer em "dois a três dias".