Avião da Gol faz pouso forçado em Petrolina após motor parar de funcionar

Um dos pilotos comunicou que estava voando em monomotor e solicitou mudança na rota

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2022 às 14:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Um avião da Gol que decolou de Juazeiro do Norte, no Ceará, para Guarulhos, em São Paulo, precisou fazer um pouso de emergência em Petrolina, no sertão de Pernambuco. A rota foi motivada por conta de uma falha apresentada por um dos dois motores da aeronave Boeing 737-800.

Segundo o G1, o avião decolou na sexta (31), com 182 pessoas, às 17h07. Na fase de subida, foi identificada uma falha no motor direito. Aproximadamente 35 minutos depois, o avião pousou no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

No áudio com a conversa entre um dos pilotos e o controle de tráfego aéreo, um alarme soa na cabine de comando. O piloto declara, então: "pan-pan, pan-pan, pan-pan". Essa palavra repetida desse modo significa que há uma situação de emergência.

O piloto explica que o motor direito apagou e que está voando em monomotor. Ele pede autorização para desviar o voo para Petrolina. Pede ainda apoio no solo do Corpo de Bombeiros e de médicos, por precaução.

Por meio de nota, a Gol informou que uma manutenção. não programada levou à mudança na rota. Disse ainda que foi detectada a necessidade de trocar a aeronave para a sequência da viagem. Diz todos os clientes foram reembarcados. O voo chegou a Guarulhos com 6h23min de atraso. Os passageiros receberam alimentação enquanto aguardavam. A empresa lamenta os transtornos.