Bactéria 'escapa' de laboratório chinês e 3 mil pessoas são infectadas

Pessoas pegaram brucelose, doença transmitida do gado para humanos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2020 às 16:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Mais de 3 mil pessoas adoeceram após uma bactéria "escapar" de um laboratório no noroeste da China. Segundo a France Presse, o local produz vacinas para animais e o acidente ocorreu em 2019, sendo divulgado apenas na terça-feira passada (8).

A bactéria que vazou é a responsável pela brucelose, doença transmitida pelo gado para as pessoas ou por produtos de origem animal, principalmente por produtos lácteos não pasteurizados. Os sintomas causados por ela são fadiga, perda de peso, febre, diarreia, dores nas articulações e dores de cabeça.

Desde o ocorrido, um total de 3.245 pessoas foram testadas e tiveram resultado positivo para a bactéria, segundo autoridades sanitárias de Lanzhou, capital da província de Gansu. O governo local afirma, ainda de acordo com a France Presse, que não houve transmissão de humano para humano.

Os pacientes receberão uma indenização a partir de outubro, de acordo com as autoridades de Lanzhou.

As autoridades explicaram que o laboratório usou um desinfetante vencido na produção de vacinas contra brucelose para animais. Como resultado, a esterilização foi incompleta e as bactérias ficaram nas emissões de gases da empresa.

O gás contaminado se espalhou pelo ar até o vizinho Instituto de Pesquisa Veterinária, onde infectou quase 200 pessoas em dezembro passado.