Bahia cai uma posição e deixa top 10 do ranking de clubes da CBF

Mesmo com queda, tricolor é nordestino melhor colocado

Publicado em 1 de março de 2021 às 21:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Finalizada a temporada 2020, a CBF divulgou a atualização do ranking de clubes brasileiros. Único representante do estado na Série A, o Bahia caiu uma posição e ocupa agora o 11º lugar, com 10.175 pontos.  O tricolor, que na última atualização estava no top-10, foi ultrapassado pelo Cruzeiro. O time mineiro está atualmente na Série B e tem pontuação 11.768.  Apesar de ter pedido posição, o Esquadrão segue como o clube nordestino melhor colocado. O Ceará aparece em 14º; Fortaleza em 18º; o Sport é o 20º; e o Vitória, o 23º. O ranking da CBF leva em consideração o desempenho dos clubes nas competições disputadas nos últimos cinco anos. A posição final em cada competição tem uma pontuação específica. O campeão da Série A, por exemplo, leva 800 pontos, enquanto o da Série B soma 400. 

Além disso, a cada temporada é atribuída um peso, que vai de cinco no ano vigente até 1, no último ano levado em consideração. Ou seja, a pontuação obtida em um ano é multiplicado pelo peso que ele carrega. Fora a saída do Bahia do top 10, houve mudança também na liderança. Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo desbancou o Palmeiras e assumiu a ponta do ranking. Clique aqui e confira a lista completa.  A CBF ainda fará uma última atualização no ranking, no qual computará os pontos da final da Copa do Brasil. Palmeiras e Grêmio se enfrentam na decisão. O time paulista está em vantagem após vencer por 1x0, no jogo de ida. Mesmo que seja campeão, o Palmeiras não ultrapassa o Flamengo no ranking.  Veja o top 11 do ranking da CBF: 

1. Flamengo 2. Palmeiras 3. Grêmio 4. Internacional 5. Athletico-PR 6. Santos 7. Corinthians 8. São Paulo 9. Atlético-MG 10. Cruzeiro11. Bahia