Bahia cai uma posição e deixa top 10 do ranking de clubes da CBF

e.c. bahia
01.03.2021, 21:21:00
Atualizado: 01.03.2021, 21:39:01
Bahia deixou o top-10 do ranking da CBF e agora ocupa a 11ª colocação (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Bahia cai uma posição e deixa top 10 do ranking de clubes da CBF

Mesmo com queda, tricolor é nordestino melhor colocado

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Finalizada a temporada 2020, a CBF divulgou a atualização do ranking de clubes brasileiros. Único representante do estado na Série A, o Bahia caiu uma posição e ocupa agora o 11º lugar, com 10.175 pontos. 

O tricolor, que na última atualização estava no top-10, foi ultrapassado pelo Cruzeiro. O time mineiro está atualmente na Série B e tem pontuação 11.768. 

Apesar de ter pedido posição, o Esquadrão segue como o clube nordestino melhor colocado. O Ceará aparece em 14º; Fortaleza em 18º; o Sport é o 20º; e o Vitória, o 23º.

O ranking da CBF leva em consideração o desempenho dos clubes nas competições disputadas nos últimos cinco anos. A posição final em cada competição tem uma pontuação específica. O campeão da Série A, por exemplo, leva 800 pontos, enquanto o da Série B soma 400. 

Além disso, a cada temporada é atribuída um peso, que vai de cinco no ano vigente até 1, no último ano levado em consideração. Ou seja, a pontuação obtida em um ano é multiplicado pelo peso que ele carrega.

Fora a saída do Bahia do top 10, houve mudança também na liderança. Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo desbancou o Palmeiras e assumiu a ponta do ranking. Clique aqui e confira a lista completa. 

A CBF ainda fará uma última atualização no ranking, no qual computará os pontos da final da Copa do Brasil. Palmeiras e Grêmio se enfrentam na decisão. O time paulista está em vantagem após vencer por 1x0, no jogo de ida. Mesmo que seja campeão, o Palmeiras não ultrapassa o Flamengo no ranking.
 
Veja o top 11 do ranking da CBF: 

1. Flamengo
2. Palmeiras
3. Grêmio
4. Internacional
5. Athletico-PR
6. Santos
7. Corinthians
8. São Paulo
9. Atlético-MG
10. Cruzeiro
11. Bahia

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas