Bahia leva virada no final e perde para o Ceará em Pituaçu

e.c. bahia
21.10.2019, 21:34:00
Atualizado: 21.10.2019, 21:53:08
Em noite de desempenho fraco, Élber tenta passar pela marcação do Ceará (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Bahia leva virada no final e perde para o Ceará em Pituaçu

Tricolor perde mais uma vez a chance de entrar no G6 do Brasileirão

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O roteiro do duelo entre Bahia e Ceará, na noite desta segunda-feira (21), em Pituaçu, aconteceu de forma bem diferente do que a torcida tricolor esperava. Depois de abrir o placar e ficar momentaneamente na 5ª colocação, o Esquadrão levou dois gols em nove minutos, viu o time cearense virar a partida e vencer por 2x1. No fim do jogo, muitas vaias das arquibancadas.

Foi o terceiro tropeço seguido do tricolor dentro de casa. O resultado deixou o time com 41 pontos, na oitava colocação da Série A, a um ponto do Internacional, primeiro time dentro do G6.

Antes da bola rolar, Bahia e Ceará protestaram contra o desastre ambiental nas praias do Nordeste. Enquanto o tricolor entrou em campo com uma camisa “manchada de petróleo”, o time cearense usou luvas pretas e punho cerrado durante o hino nacional.

No time, a novidade foi o retorno de Nino Paraíba, recuperado de lesão na panturrilha. O lateral havia desfalcado o Bahia nas duas últimas rodadas. Quando a bola rolou, o jogo não foi lá tão bonito quanto a ação dos dois clubes.

Sentindo um pouco da diferença entre o gramado de Pituaçu e o da Fonte Nova, o Bahia começou a partida explorando a ligação direta entre defesa e ataque e encontrou dificuldade para furar o bloqueio cearense. Quando Guerra acertou o lançamento, Élber levou na linha de fundo e cruzou para Gilberto. O camisa 9 foi travado pelo defensor e não conseguiu finalizar.

O jogo só voltou a esquentar a partir dos 26 minutos. Em nova trama com Élber, Guerra achou Gilberto. O atacante tentou devolver para o venezuelano, mas João Lucas conseguiu fazer o corte. Já aos 35 minutos foi a vez de Artur cruzar rasteiro para Guerra. Na entrada da área, o meia pegou de primeira, mas o chute saiu fraco e Diogo Silva pegou com facilidade.

Enquanto isso, o Ceará tentava usar a velocidade para puxar o contra-ataque, sem muito sucesso. A melhor chance do alvinegro foi em cobrança de falta fechada de João Lucas. Douglas armou mal a barreira e a bola tinha endereço certo, só que o goleiro tricolor conseguiu se recuperar e fez uma boa defesa para evitar o gol.

Segundo tempo
Tentando dar mais velocidade ao Bahia, Roger Machado voltou para o segundo tempo com Marco Antônio no lugar de Guerra. Porém, quem chegou primeiro ao ataque foi o Ceará. Lima passou fácil pela marcação dentro da área e chutou de biquinho. A bola bateu em Juninho e por muito pouco não morreu no fundo das redes.

Na sequência, o Ceará cobrou escanteio e Pedro Ken pegou sozinho na pequena área. Douglas cresceu e fez a defesa. Salvando o Bahia.

A resposta tricolor foi imediata. Marco Antônio desceu em velocidade e tocou para Élber. O camisa 7 foi na linha de fundo e cruzou certinho para Artur, mas o atacante, livre, isolou e perdeu a chance de abrir o placar.

Depois disso foi a vez do Ceará pressionar. Com uma série de escanteios, o time alvinegro montou uma verdadeira blitz e obrigou a defesa do Bahia a se segurar de todos os jeitos. Sentindo o momento de declínio, Roger voltou a mexer no ataque e colocou Arthur Caíke e Fernandão no jogo.

O Bahia voltou a ficar perto do gol aos 22 minutos. Marco Antônio deu passe açucarado para Arthur Caíke. Sozinho, o atacante não conseguiu finalizar bem e Diogo Silva salvou.

De tanto insistir, o Bahia chegou ao gol. E de um jeito improvável. A cobrança de falta de Marco Antônio achou o baixinho Artur na área. O camisa 98 nem precisou sair do chão para tocar de cabeça e mandar para o fundo das redes, aos 30 minutos.

Só que o Bahia deu um vacilo gigantesco em duas cobranças de escanteio. Aos 39, Luiz Otávio subiu e mandou no canto de Douglas. Depois, aos 48, novamente o zagueiro testou para o fundo das redes e decretou o triunfo.

O Bahia volta a entrar em campo no próximo sábado (26), quando recebe o Internacional, às 19h, na Fonte Nova.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais