Bahia registra cinco doações de órgãos em 24h; 19 pacientes são beneficiados

bahia
12.08.2021, 18:34:00
(Divulgação/Sesab)

Bahia registra cinco doações de órgãos em 24h; 19 pacientes são beneficiados

De acordo com a Sesab, doações ocorrem quatro hospitais do estado; três de Salvador e um de Vitória da Conquista

A Central de Transplantes da Bahia registrou, nas últimas 24 horas, cinco doações de múltiplos órgãos, o que, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), possibilitou a realização de três transplantes de fígado, 10 transplantes de rim e seis transplantes de córneas, totalizando 19 pessoas beneficiadas com as doações. 

Ainda segundo a Sesab, alguns órgãos deixaram de ser captados por estarem inviáveis para o transplante ou por falta de autorização da família.

As doações ocorreram nos hospitais: Geral do Estado, Geral de Vitória da Conquista, Geral Roberto Santos e Metropolitano de Salvador.  De janeiro até julho desse ano foram realizadas 56 doações de múltiplos órgãos, e 228 doações de córneas, além de 26 transplantes de fígado, 135 transplantes de rim, 225 transplantes de córneas, 20 transplantes de medula óssea e quatro transplantes de pele.

De acordo com a Sesab, a lista de espera para transplante no estado atualmente tem 22 pacientes à espera de um fígado, 1049 de rim, e 893 de córneas. O principal motivo da não efetivação de doadores no estado é a negativa familiar, que nos últimos 6 meses foi de cerca de 68% das mortes.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas