Bahia tem apenas 1% de chance de ir para a Libertadores

e.c. bahia
18.11.2019, 11:29:00
Atualizado: 18.11.2019, 13:31:15
Na Fonte Nova, Élber lamenta empate com o Palmeiras no Brasileirão (Felipe Oliveira / EC Bahia)

Bahia tem apenas 1% de chance de ir para a Libertadores

Tricolor não vence no Brasileirão há sete rodadas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O sonho de voltar a disputar a Copa Libertadores da América está cada vez mais remoto. Sem vencer há sete partidas no Brasileirão, a probabilidade do Bahia se classificar para a próxima edição do torneio continental é de apenas 1,1%, de acordo com o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O tricolor é o 9º colocado na Série A, com 44 pontos. Está a seis pontos do grupo que garante vaga na competição internacional, que no momento é encerrado pelo Internacional, com 50 pontos e em 7º lugar.

O antigo G6 virou G7 depois que o Athletico-PR, atual campeão da Copa do Brasil e portanto já confirmado na Libertadores 2020, subiu na tabela. Atualmente, a equipe paranaense está em 5º lugar, com 53 pontos. 

A situação do Bahia ficou ainda mais difícil depois que o tricolor empatou em 1x1 com o Palmeiras, domingo (17), na Fonte Nova. O Esquadrão saiu na frente, em cobrança de falta de Arthur Caíke no final do primeiro tempo, e sofreu o empate na etapa final, com gol de Borja. O confronto foi válido pela 33ª das 38 rodadas do Brasileirão. 

O tricolor volta a entrar em campo no domingo (24), às 16h, quando enfrentará o Goiás, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Os demais adversários serão Atlético-MG (casa), CSA (fora), Vasco (casa) e Fortaleza (fora).

Com a posição atual, o time treinador por Roger Machado garante vaga na Copa Sul-Americana, competição da qual participou das últimas duas edições. De acordo com os matemáticos da UFMG, a chance do tricolor se garantir nela ao final da Série A é de 95,2%.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas