Bahia vence o Grêmio fora de casa e volta a encostar no G6

e.c. bahia
16.10.2019, 21:13:00
Atualizado: 16.10.2019, 22:16:56
Arthur Caíke fez o gol decisivo de pênalti nos minutos finais (Gustavo Granata / Estadão Conteúdo)

Bahia vence o Grêmio fora de casa e volta a encostar no G6

Tricolor dorme tranquilo na 7ª posição com a mesma pontuação do tricolor gaúcho

O Bahia voltou com três pontos fundamentais da sua excursão de dois jogos. Na noite desta quarta-feira (16), o Esquadrão venceu o Grêmio por 1x0, em Porto Alegre, e encostou no adversário direto na tabela da Série A.

O tricolor baiano chegou a 41 pontos, igualando o time gaúcho. No entanto, ficou em 7º lugar, já que o saldo de gols do Grêmio é de 15, e o do Bahia, de sete. O Internacional, 8º colocado com 39 pontos, ainda joga na quinta, às 19h15, perante o Avaí, em Florianópolis.

O gol decisivo do Esquadrão veio aos 45 minutos da etapa final, de pênalti, sofrido por Marco Antônio. Arthur Caíke foi quem converteu. Bola no cantinho de Paulo Victor. 

Depois dessa temporada fora de casa, o Bahia tem agora dois jogos em Salvador para entrar de vez na zona de classificação para a Copa Libertadores da América.

O primeiro acontece na segunda-feira (21), às 19h30, em Pituaçu, contra o Ceará. O outro será no sábado seguinte, às 19h, na Fonte Nova, diante do Internacional.

Lá e cá
Foi um jogo do jeito que o Bahia gosta: com o Grêmio tomando conta da bola e dando espaços para o veloz contra-ataque do Esquadrão. Assim, o embate foi frenético, um ataque x contra-ataque por 45 minutos.

Aos três, Artur bateu falta e assustou Paulo Victor. Depois, Cebolinha cobrou escanteio, Alisson escorou e Geromel chutou por cima. Com 10 minutos, Artur levou até a linha de fundo, mas foi fechado pelo goleiro gremista.

Não parava. Élber saiu costurando todo mundo pelo lado esquerdo, mas chutou travado por Geromel. Aos 21, Artur recebeu em velocidade pela direita, cortou para o meio e chutou para fora. No lance seguinte, Alisson cruzou da direita e Luan chutou fraco nas mãos de Douglas.

O ritmo não caía nunca. Aos 32, Cebolinha fez grande jogada pela esquerda, caiu, levantou e a bola sobrou para Luan, que chutou sem força mais uma vez. Três minutos depois, Artur cobrou outra falta e Paulo Victor pegou.

E aos 43, a melhor chance, do Grêmio. Tardelli cruzou, Flávio desviou para trás, a bola foi no travessão. A defesa do Bahia tentou afastar, a bola bateu em Luan, bateu em João Pedro e foi para escanteio. Ufa. 

Em resumo, o Grêmio dominou mais a bola e teve a chance mais clara. Já o Bahia agrediu mais no contra-ataque e teve mais oportunidades de abrir o placar.

O gol da alegria
O ‘lá e cá’ não foi visto na etapa final. O Grêmio continuou com o domínio da posse de bola, mas o Bahia perdeu velocidade no contra-ataque. Além disso, quando alguém partia, acabava totalmente isolado e não criava.

O time gaúcho também não criou nada de dentro da área do Bahia. A única chance dos primeiros 30 minutos veio em chute de Thaciano, aos oito, de fora da área.

A jogada mais clara de contra-ataque veio aos 19, quando Artur partiu pela direita e acionou Guerra na esquerda, já dentro da área. O meia se enrolou com a bola e caiu sozinho. Roger perdeu a paciência e colocou Marco Antônio no lugar do gringo. 

Aos 33, a melhor chance do Esquadrão. João Pedro partiu em velocidade e lançou Élber na esquerda. Ele invadiu a área e chutou cruzado, só que o goleiro pegou.

Quando o empate já parecia inevitável, o Bahia matou o jogo. Aos 41, Marco Antônio partiu em velocidade e foi derrubado por Léo Moura na área.

O árbitro teve que chamar o árbitro de vídeo para confirmar o pênalti. Na cobrança, Arthur Caíke cobrou no canto, sem chances de defesa para Paulo Victor: 1x0.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/linn-da-quebrada-estrela-bixa-travesty/
Documentário debate sobre o corpo, gênero e identidades
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-civil-analisa-imagens-de-acao-da-prf-que-deixou-adolescente-morto/
Pai foi ouvido no DHPP; familiares homenagearam garoto de 17 anos nesta quinta-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operario-fica-pendurado-em-predio-durante-pintura-e-e-socorrido-veja-video/
Ele foi retirado de edifício em Fortaleza e conduzido a unidade médica pelo Samu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-passar-mal-e-ser-socorrido-no-senado-kajuru-segue-internado-na-uti/
Colega baiano Otto Alencar ajudou a socorrê-lo em plenário: ‘não vai ficar sequela’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matou-como-se-ela-fosse-bicho-diz-testemunha-de-crime-contra-moradora-de-rua/
Defesa de comerciante alega que ele reagiu a uma tentativa de assalto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bombeiros-controlam-incendio-em-academia-na-graca/
Fogo começou por volta das 22h40 e foi contido rapidamente
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vai-para-um-programa-que-te-mereca-diz-fontenelle-a-lacombe-ao-vivo/
Jornalista ficou sem graça com o comentário e afirmou estar feliz no Aqui na Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/audiencia-do-caso-davi-fiuza-e-marcada-para-abril-de-2020/