Baianos gravam disco com 24 músicos da orquestra sinfônica de São Petersburgo

ronaldo jacobina
13.02.2019, 05:00:00

Baianos gravam disco com 24 músicos da orquestra sinfônica de São Petersburgo

(Foto:Cris Calaccio/Divulgação)
Grupo posa no Pelourinho para capa do disco 

Está previsto para depois do Carnaval o lançamento nacional do Brazil Afro Symphonic, um projeto musical com DNA baiano que reúne o músico e arranjador Yacoce Simões, o guitarrista Armandinho Macedo, o Olodum New Generation, e a Orquestra Sinfônica de São Petersburgo (Rússia), interpretando clássicos de compositores como Bach, Schubert, Ravel, Mozart, dentre outros. O álbum, que reúne sete faixas, já está pronto. A ideia, segundo Simões, é que após o lançamento nacional, o grupo faça shows pelo Brasil antes de embarcar para Europa e Ásia, onde apresentará o trabalho. “Há um grande interesse do mercado internacional neste projeto”, diz. O trabalho, que já foi anunciado pelo blog do Marrom em janeiro passado, mistura a música erudita com a batida rítmica dos tambores do Olodum e a guitarra baiana. 

Terra de Anália
O ator e diretor Marcos Wainberg vai desembarcar na Bahia para dirigir o documentário Maracangalha, Eu Vou!, filme que  tem roteiro e produção executiva de Rada Rezedá. A obra será totalmente filmada em Maracangalha, distrito de São Sebastião do Passé, no Recôncavo baiano, e é centrada em personagens exóticos do lugar, nos anos 30, destacando suas peripécias no vilarejo que inspirou o compositor Dorival Caymmi . 

(Divulgação)
Ator e diretor Marcos Wainberg vem filmar na Bahia

3 X 4 GENTE BOA

(Divulgação)
Ator Ricardo Burgos integrou o elenco da remontagem de Dzi Croquettes

Para qualquer estrangeiro mostrar seu talento nos Estados Unidos é um trabalho que exige sorte, disciplina e dedicação. Especialmente quando se trata de cinema e teatro. Mas o baiano Ricardo Burgos vem furando esse bloqueio. O artista está no elenco do filme The Hill and The Hole, dirigido por Chris Ernst e Bill Darmon, que chega aos cinemas no próximo dia 20 de. "Foi uma experiência mágica porque me permitiu mergulhar na cultura americana, em cidades do Sul do Colorado, ao Norte do Novo México”, conta. Morando nos Estados Unidos desde 2016, Burgos começou a carreira por lá com uma indicação ao prêmio Press Awards 2017 de Melhor Ator, por sua performance no espetáculo “Dentro do Coração Selvagem”, com textos da Clarice Lispector e direção de Regina Miranda. A peça foi produzida pelo Grupo.BR, companhia de teatro brasileira em Nova York. Burgos se prepara agora para dirigir, em abril, seu primeiro filme: Stay Inside, Please, uma produção da Pan Up TV: “Vou trabalhar com uma galera que faz muito sucesso no cenário indie dos Estados Unidos”, diz. Em paralelo começará as gravações de um novo piloto da comédia Fornicakes , com direção de Steve Becker. 

Letras premiadas
Vencedor do Prêmio Leya 2018, o escritor baiano Itamar Vieira Júnior vai participar da 2ª edição do festival literário Correntes d´Escritas, que acontece de 19 a 24 deste mês, em Póvoa de Varzim, em Portugal. Ontem, o autor comemorou a chegada de sua última obra, Torto Arado, nas livrarias daquele país. 

Arte sem fronteira
A galerista Eva Pena Cal acaba de realizar o sonho de ter um escritório de arte em São Paulo. Hoje, ela inaugura na Rua Oscar Freire, nos Jardins, o espaço projetado pelo arquiteto baiano Flavio Moura. Com quase 20 anos de carreira no mercado de arte, a marchand promete levar para a capital paulista obras de diversos artistas baianos.  

(Divulgação)
Eva Pena Cal manterá a galeria funcionando no Caminho das Árvores

Em alta
Depois de atuar, por duas edições seguidas, como curadora da Feira Literária Internacional de Paraty, a jornalista baiana Josélia Aguiar, que acabou de lançar a biografia de Jorge Amado, recebeu o convite da nova diretora do Centro Cultural São Paulo, Erika Palomino, para assumir a curadoria de literatura da instituição. Claro que aceitou!

Telona
As Cores da Serpente é o título do filme que o cineasta baiano Juca Badaró vai levar para as salas de cinema de cinco capitais brasileiras a partir de março. Por aqui a estreia será no dia 4 de abril, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha. 

Menos – 
Uma das empresas que mais apoiavam a produção de cinema no Brasil, a Petrobras anunciou que vai restringir os patrocínios a estas produções culturais. Se antes já era difícil realizar projetos desta linguagem artística, avalie como ficará daqui pra frente. Lamentável! 

Mais + 
Por outro lado uma boa notícia pras bandas de cá do Nordeste é que a Lei Rouanet, apesar de ter reduzido o teto de R$ 60 milhões para R$ 10 milhões, vai concentrar o foco de atuação fora do eixo Rio-São Paulo e apostar em projetos que não têm visibilidade. 


 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/guarda-destroi-tapete-de-serragem-em-homenagem-a-marielle/
Vídeo mostra agente municipal de Ouro Preto chutando imagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irmao-de-arlindo-cruz-acyr-marques-da-cruz-morre-aos-65-anos/
Relembre sucessos compostos pelo irmão do sambista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/emanuelle-araujo-conta-detalhes-sobre-2a-temporada-de-samantha/
A personagem passa por uma processo de amadurecimento na sequência da trama
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-fotos-e-video-da-igreja-de-monte-santo-apos-o-incendio/
Apesar do fogo ter destruído a estrutura, a imagem de Jesus Cristo ficou intacta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/incendio-destroi-igreja-de-monte-santo-imagem-de-jesus-cristo-fica-intacta/
Cidade não tem corpo de bombeiros e moradores apagaram o fogo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-9-dias-internado-mc-sapao-morre-ao-40-anos-de-pneumonia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nino-curte-parodia-feita-pela-torcida-e-foca-na-final-do-baiano/
Bahia decide o estadual contra o xará de Feira no domingo (21), às 16h, na Fonte Nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais