Baleados em confronto no Pelourinho seguem presos e internados no HGE

Com os homens que também participaram da ação, foram apreendidos dois revólveres calibre

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 08:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO/Arquivo CORREIO

Dois homens que foram baleados durante uma troca de tiros na noite dessa quinta-feira (10), na Rua José Gonçalves, no Centro Histórico de Salvador, estão custodiados no Hospital Geral do Estado (HGE) para onde foram socorridos.

De acordo com a polícia, dois traficantes entraram no Edifício Excelsior para fazer uma emboscada para um homem identificado como Aloísio Paim Santos, 38 anos, conhecido como Netinho, que seria dono do ponto de tráfico no edifício. Durante uma troca de tiros, Netinho e Tiago da Silva Pereira, 27, ficaram feridos - Tiago estaria promovendo a emboscada.

De acordo com informações registradas no posto da Polícia Civil do HGE, os homens chegaram à unidade de saúde a bordo de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O veículo fez o trajeto escoltado por uma viatura do 18° Batalhão (Centro Histórico).

Ainda de acordo com informações do boletim, Netinho deu entrada no HGE apresentando ferimentos na coxa esquerda. Enquanto, Tiago foi atingido no tórax. O estado de saúde dos dois não foi informado, mas eles continuam no hospitalizados.

Aos policiais civis do posto, Netinho deu uma versão diferente do que foi apresentado pela polícia na noite dessa quinta após a troca de tiros. Em depoimento, o paciente afirmou que estava chegando no edifício onde mora quando um homem desconhecido por ele, sem motivos aparentes, o baleou. 

Mas a versão policial é de que Netinho assumiu um ponto de tráfico que funciona no prédio há pelo menos quatro meses, período em que um outro traficante, conhecido como Messi, teria sido preso após uma troca de tiros. Isso teria sido motivo para o ataque dos seus rivais. 

"Os dois foram autuados em flagrantes por 33 e 35 da ART. 35 DA LEI 11343 /06 expedido pela Central de Flagrantes [tráfico e associação ao tráfico, respetivamente]", destacaram o policiais civis do HGE no boletim de ocorrência.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não houve tiroteio, mas moradores do entorno relataram ao CORREIO ter em escutado mais de 30 disparos. 

A SSP-BA informou também que o reforço do patrulhamento ostensivo com a Operação Verão no Centro Histórico permitiu que as forças de segurança agissem rapidamente. "O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou as viaturas mais próximas que chegaram e evitaram o duplo homicídio. No imóvel os PMs prenderam em flagrante Hebert Oswaldo da Silva e Lucas Santos Conceição", disse o órgão. A SSP-BA informou que foram feitos apenas dois disparos. 

Ainda segundo a pasta, com os dois homens que também participaram da ação, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 de onde foram deflagrados dois tiros e uma munição intacta. Dentro de um dos apartamentos os militares localizaram ainda dois tabletes de maconha prensada, 167 trouxas da mesma erva, 148 pinos de cocaína e 25 pedras de crack. A dupla e o material foram apresentados na Central de Flagrantes.

"Agimos rápido após acionamento. Com a Operação Verão e o nosso suporte tecnológico evitamos dois homicídios e desmontamos um ponto de distribuição de drogas. Infelizmente na alta estação o consumo de entorpecentes se amplia", comentou o comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Baía de Todos os Santos (BTS), coronel Sérgio Freire, por meio da SSP-BA.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier