Bandidos deixaram para trás 30 kg de explosivos em Eunápolis

Criminosos tentaram roubar empresa de segurança; um vigilante morreu

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de março de 2018 às 10:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/PM

Policiais militares da companhia antibombas, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) neutralizaram ao todo 30 kg de explosivos, em Eunápolis, Extremo Sul da Bahia, onde um grupo de 40 bandidos tentaram explodir o cofre da empresa de transporte de valores Prosegur.

O ataque na Rua Doutor Gravatá, no Centro da cidade, aconteceu na noite de segunda-feira (5) e deixou um rastro de destruição na cidade de 115 mil habitantes, além de um vigilante da empresa morto e outros quatro feridos. O grupo portava armas de uso restrito das Forças Armadas - como fuzis 762 e 556 e metralhadoras ponto 50, usadas em ataques antiaéreos.

Moradores de Eunápolis narram terror em ataque à Prosegur: 'viatura fugiu'

O esquadrão antibombas da PM recolheram os artefatos na tarde da terça-feira (6) - uma parte foi encaminhada para a pericia técnica e o restante destruído em um local seguro. Os explosivos estavam nos escombros e em mochilas deixadas no interior da empresa.

A equipe especializada de policiais foi deslocada de Salvador em uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) da PM até a cidade de Porto Seguro. Após o pouso, seguiram em viaturas até Eunápolis, onde neutralizaram os artefatos encontrados (Foto: Divulgação/PM) “A tropa do Bope tem preparo técnico para operar com precisão em ocorrências com explosivos. Estamos sempre preparados e em pronto emprego para atuar em qualquer local do estado”, destacou o comandante da companhia antibomba do Bope, capitão PM Érico de Carvalho.

Investigação A Prosegur não revelou se alguma quantia foi levada da tesouraria da empresa. Sobre o cofre, declarou que “o ataque foi frustrado graças à instalação de sistemas de segurança e tecnologia de ponta, tornando o acesso ao dinheiro inviável e por isso os valores não foram levados pelos bandidos.”“Lamentamos a morte de nosso colaborador e esperamos que as autoridades estaduais e federais se mobilizem de forma conjunta, com ações preventivas e repressivas para conter esses ataques de alta magnitude que só trazem prejuízo para todos os envolvidos, incluindo a sociedade”, comunicou a empresa.A companhia informou que “está dando toda assistência aos feridos e à disposição das autoridades locais, colaborando para o andamento das investigações”, as quais indicam que os criminosos fugiram para Minas Gerais, possivelmente em um caminhão-baú, segundo apurou a Polícia Civil.

Na manhã desta terça, a PM encontrou quatro veículos usados no crime na zona rural de Belmonte, cidade também do Extremo Sul. Os veículos, dentre eles uma picape Strada preta, estavam vazios. As polícias da região estão em alerta e fazendo buscas, o que será continuado nesta quarta.

O major Florisvaldo Ribeiro, comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar em Eunápolis, ao comentar a ação dos bandidos, declarou que “foi um momento que tivemos de agir com cautela”. “Estamos com reforço na cidade e logo em breve vamos dar uma resposta à sociedade, com a prisão desses bandidos”, comentou.

Para o delegado Hermano Costa, titular da Delegacia de Furtos e Roubos, a ação dos bandidos “foi algo muito orquestrado, jamais esperado na cidade. Um crime de extrema ousadia”. “A polícia ficou encurralada, sem poder sair”, concluiu.

Pedido de reforço A Prefeitura de Eunápolis divulgou nota lamentando a morte do vigilante e o pânico vivido por moradores. O prefeito Flávio Baiôco (PSD) disse que vai solicitar do governador Rui Costa melhorias urgentes na segurança pública da cidade.

Baiôco quer a criação e instalação de um Batalhão da Polícia Militar na cidade, a exemplo de Porto Seguro, elevando a 7ª Cia Independente; a ampliação da base operacional da Caema; a construção de uma base de segurança nos bairros; e um estudo de viabilidade da instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na estrada da Colônia, rota de fuga de bandidos sempre que tem crimes na cidade.“Passei essa madrugada acordado monitorando a situação e a assistência às vítimas. Uma cidade como Eunápolis não pode ficar refém do crime organizado e viver cenas de violência sem poder de reação”, comentou o prefeito.“Os comandantes das polícias Civil e Militar se esforçam, mas precisam ter estrutura para trabalhar e condições de enfrentar a criminalidade cada vez mais organizada e bem armada”, concluiu Baiôco.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) declarou que “os efetivos das polícias Militar e Civil estão sendo ampliados em todas as regiões da Bahia com as realizações de concursos, sempre com os objetivos de reforçar o patrulhamento ostensivo e as ações investigativas.”

Lembrou que, no ano passado, “nenhum roubo a banco foi registrado na cidade de Eunápolis, resultado alcançado com muito esforço das forças de segurança e que, em todo o estado, a redução foi de 7% deste tipo de delito”. Destacou ainda que “o ataque contra a empresa de transporte de valores está sendo investigado com total prioridade.”