Bombeiros resgatam pica-pau em incêndio florestal no oeste baiano

"Serviço florestal é isso também, salvar viva e preservar natureza", diz bombeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2021 às 13:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Bombeiros resgataram um pica-pau que foi atingido por chamas em um incêndio florestal em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, na sexta-feira (17). O animal não estava conseguindo voar. Ele foi retirado de um emaranhado de vegetação queimada.

"O próximo passo é verificar se aqui na região possui algum órgão ambiental para que a ave possa ser avaliada por um profissional e ter atendimento, se necessário. Para isso vamos entrar em contato com a prefeitura. Nosso trabalho é bem minucioso, enquanto realizamos o combate verificamos também a existência de animais nas áreas atingidas", explicou o tenente Jurandi Santos Araújo, dos bombeiros.

O combate às chamas continua na cidade, às margens do Rio Cabeceira de Pedras. No Setor Industrial, o incêndio está controlado, evitando que atingisse uma lavoura nas proximidades. Três tratores estão dando apoio, além de dois aviões modelo Air Tractor que realiza o combate aéreo e monitora possíveis novos focos na região.

Os bombeiros especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais atuam ainda em outros 9 pontos de fogo em cidades baianas, além de um incêndio no Piauí, próximo à divisa.