Brasil faz história ao vencer Croácia no Mundial de Handebol

Seleção ganhou duelo por 29 a 26 e acabou com invencibilidade dos europeus

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2019 às 17:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Patrik Stollarz/AFP

O sonho continua. Se a seleção brasileira já tinha feito história ao se classificar, de forma inédita, para o Main Round do Mundial masculino, fez outro feito incrível ao derrotar a Croácia, neste domingo (20), em Colônia, na Alemanha, por 29 a 26. 

A equipe europeia é tradicionalíssima na modalidade e tinha eliminado o Brasil no Mundial do Catar, em 2015. Agora, o time comandado pelo técnico Washington Nunes não só se vingou como acabou  com a invencibilidade dos croatas. 

Essa foi a quarta conquista consecutiva dos brasileiros. Depois de perder para França e Alemanha, nos dois primeiros jogos, a seleção nacional derrotou Sérvia, Rússia e o time unificado das Coreias.

No duelo contra a Croácia, Haniel foi o artilheiro e principal destaque ofensivo do Brasil - fez nove gols em 12 arremessos. Não a toa, foi eleito o melhor da partida pela organização do Mundial. Antes, Valadão, Toledo e Borges já haviam ganho tal prêmio.

Borges (5), Tchê (4), Toledo (3), Teixeira (3), Thiagus Petrus (1), Chiuffa (1), Leonardo (1), Rudolph (1) e Bombom (1) também anotaram os seus na partida.

No primeiro tempo, o Brasil virou com uma vitória parcial de 17 a 13. E, na segunda etapa, conseguiu sempre manter uma margem de segurança. Mesmo quando passou aperto, estava, ao menos, a dois gols à frente.

Olho no futuro Com o resultado, o Brasil está com dois pontos. Isso pois todos os times carregam os resultados da primeira fase - e, devido às duas derrotas, a seleção estava zerada antes do confronto contra a Croácia.

Agora, para ir às semifinais, a equipe nacional precisa vencer os dois próximos jogos e torcer por uma combinação de resultados.

A próxima partida será nesta segunda-feira (21), contra a Espanha, às 14h - em 2017, a seleção foi eliminada pelos europeus nas oitavas de final do Mundial por apenas um gol. Na quarta-feira (23), a participação na segunda fase será encerrada contra a Islândia, às 11h30.