Brasileiro morre após ser atacado por tubarão nos EUA

Arthur Medici era atleta e surfava desde novo; essa foi a primeira morte do tipo na região em mais de 80 anos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2018 às 21:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O capixaba Arthur Medici, 26 anos, morreu neste sábado (16) devido um ataque de tubarão em Cape Cod, no estado de Massachusetts, no nordeste dos Estados Unidos, enquanto estava no mar na praia de Newcomb Hollow.

Essa foi a primeira morte do tipo na região em mais de 80 anos, segundo autoridades locais.

Natural do Espírito Santo, Arthur morava em Revere, em Massachusetts e, segundo a agência EFE, chegou a ser resgatado com vida e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos, disse o diretor-adjunto da área de proteção ambiental de Cape Cod, Chris Hartsgrove.

Autoridades locais relataram um crescente número de tubarões perto de praias deste destino turístico, que fica a 150 quilômetros a sudeste de Boston. Em agosto, outro banhista sofreu um ataque parecido, mas conseguiu escapar após bater no animal.

“É um fato trágico. As focas cada vez mais se aproximam da praia, e isso quer dizer que os tubarões também, por serem seus predadores. É aí que humanos também acabam atacados”, disse o biólogo Greg Skomal, pesquisador especialista em tubarões, ao jornal Boston Herald. O último ataque mortal de um tubarão do qual se tinha registro em Massachusetts datava de 1936.

Segundo o padrasto do capixaba, ele era atleta e surfava desde novo. A morte aconteceu por volta das 12h horas de Boston (13h de Brasília), último sábado (15). Segundo informações de uma amiga da família, ele faleceu ao dar entrada em uma unidade de saúde.

“O Arthur era atleta e surfava desde novo. Ele sempre frequentava essa praia para surfar. Tivemos a informação de que lá já teve incidente com tubarão, mas o último foi em 1936, há mais de 80 anos”, contou Márcio.

Há quatro anos nos Estados Unidos, Arthur estava noivo, estudava engenharia e trabalhava como entregador de pizza. “A princípio ele foi morar com uma tia, irmã do pai, mas agora morava sozinho. Ele estava muito feliz”, relata o padrasto ao G1.

Vaquinha online Para trazer o corpo para o Brasil, a família decidiu fazer uma vaquinha online. Há oito horas no ar, a vaquinha já atingiu a meta de U$ 15 mil (R$ 62.602,50) estipulada pela família, superando os U$ 16 mil, com doação de 239 pessoas.

De acordo com o padrasto, o valor foi estipulado com base nos relatos da comunidade brasileira nos EUA que já precisaram do serviço, mas que a funerária ainda não fez um orçamento oficial para o translado. "A autópsia será feita na segunda-feira (17). Estamos aguardando ainda uma resposta do Consulado Brasileiro para saber se conseguimos trazer o corpo antes dos quatro dias que foram estipulados para isso", declarou ao portal.

A previsão é que o corpo de Arthur venha para o Brasil na sexta-feira (21). Ainda não há informações sobre velório e enterro da vítima.