Bruno Reis confirma possibilidade de Carnaval na Boca do Rio

Prefeito justifica mudança no circuito com obras de calçadão na orla da Boca do Rio e Itapuã

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2022 às 16:07

. Crédito: Valter Pontes/Secom

Já pensou no Carnaval de Salvador na Boca do Rio, com os trios passando por Pituaçu até o bairro de Piatã? O prefeito Bruno Reis (União Brasil) confirmou essa possibilidade em entrevista ao Bnews, durante evento para inauguração das obras da duplicação da estrada do Curralinho. O gestor afirmou que o Conselho do Carnaval (Comcar) acertou de apresentar um projeto à prefeitura para avaliar a possibilidade de transferência e viabilizar a alteração.

Ao CORREIO, o presidente do Comcar, Joaquim Nery explicou que a ideia que está sendo discutida não é a de extinção da festa no circuito Barra-Ondina, mas a de levar os trios elétricos e blocos maiores para a região da Boca do Rio, e manter as celebrações acústicas na região da Barra, já no ano de 2023.

"Há mais de 10 anos, a gente discute a possibilidade de criação de um terceiro circuito, e a orla tem sido um dos lugares preferidos e mais estudados, e agora essa discussão voltou com mais força. Os grandes equipamentos e estruturas eletrônicas iriam para a orla, e a Barra ficaria com circuitos alternativos, que caibam no bairro", esclarece.

O representante reforça que os motivos da mudança se explicam devido a uma questão de espaço e quantidade do público, que aumentou nos últimos anos. Os estudos já começaram a ser feitos, e a previsão é de que, até agosto, a decisão seja tomada.

"Nos últimos carnavais, a gente tem percebido o esgotamento do espaço urbano da Barra, a cidade cresceu e o espaço tem suas limitações. Estamos propondo uma discussão com todos os atores do carnaval, de blocos à polícia militar, para que cheguemos a um denominador comum".

Circuitos independentesNery diz ainda que a ideia também passa por pensar no fortalecimento de um circuito no centro da cidade, do Campo Grande à Praça Castro Alves. "É como se estivéssemos planejando ter dois circuitos fortes e independentes, um no centro e outro na orla marítima de Salvador".Ao Bnews, o prefeito disse ainda que a mudança é possível devido a uma intervenção viária que vai acontecer, com a construção um calçadão na orla da Boca do Rio e Itapuã. "Surge uma nova Barra na cidade e há possibilidade de um carnaval aí", afirmou.

Diz ainda que isso é fruto do aumento na população da cidade. "É natural que o espaço fique limitado. Ou agora, ou no futuro, terá que surgir uma nova área da cidade que tenha condições de receber o carnaval".