Brusque é o único time que levou três gols do Vitória; veja prováveis escalações

Times se enfrentam nesta sexta, em Santa Catarina

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 17 de setembro de 2021 às 05:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pietro Carpi/EC Vitória

As melhores recordações do Vitória na atual Série B foram registradas diante do Brusque, adversário das 16h desta sexta-feira (17), na cidade de mesmo nome, em Santa Catarina. Foi a única partida do campeonato em que o rubro-negro marcou três gols. 

O encontro no primeiro turno, válido pela 5ª rodada, aconteceu em 19 de junho, no Barradão. O Brusque saiu na frente, com gol de Edu, e o Leão, na época comandado por Ramon Menezes, mostrou força para alcançar a virada com Ygor Catatau, Soares e David.

Repetir aquele ímpeto ofensivo é o que o Vitória precisa para tentar deixar a zona de rebaixamento. O rubro-negro ocupa a 17ª posição, com 23 pontos. Para sair do Z4 só há uma alternativa: tem que vencer o Brusque e torcer por derrota da Ponte Preta, 16ª colocada com 25 pontos, que recebe o Guarani no clássico de Campinas (SP), também nesta sexta-feira, às 21h30. 

Assim como o Leão, o Brusque não vive situação confortável. Depois de despontar no começo do campeonato, o time caiu de rendimento, não ganha há nove rodadas e está em 14º lugar, com 27 pontos. Quando os times se enfrentaram no primeiro turno, o Vitória estava exatamente na 17º colocação e o Brusque era vice-líder.  

Os dois times vêm de derrota. O catarinense foi goleado pelo Coritiba por 4x0, fora de casa, e o baiano perdeu por 2x1 para o Remo, no Barradão. A derrota interrompeu a sequência de seis jogos invictos do rubro-negro.

Passado o mau resultado, o técnico Wagner Lopes projeta uma reação imediata. “É muito importante reagir positivamente lá em Brusque. Brigar para pontuar, brigar para vencer. Com organização, mas com um preparo mental forte. A gente sabe que lá em Brusque o jogo é truncado, é um jogo físico, de trocar raça com os caras, buscar dar o seu melhor”, analisou o treinador.

Além do jogo do primeiro turno contra o Brusque, o Vitória fez três gols em apenas outros três jogos da temporada. Logo na estreia, na primeira rodada do Campeonato Baiano, Samuel, Ruan Nascimento e David garantiram o empate em 3x3 com o Unirb, no estádio Carneirão, em Alagoinhas, em 17 de fevereiro.

Depois, na 7ª rodada da Copa do Nordeste, em 4 de abril, triunfo por 3x1 contra o Treze, no Barradão, sob o comando de Rodrigo Chagas, com gols de Alisson Farias, Ygor Catatau e Samuel. O mesmo placar foi registrado em 10 de junho, no Beira-Rio, contra o Internacional, na 3ª fase da Copa do Brasil. Os gols foram comemorados por Guilherme Santos, Samuel e Eduardo. O resultado, de virada, marcou a estreia do técnico Ramon Menezes e garantiu a classificação às oitavas de final do torneio. 

Agora é missão de Wagner Lopes fazer o ataque funcionar novamente. Com 18 gols, o Leão tem o 4º pior poder ofensivo da Série B. O técnico alerta que melhorar esses números é missão de todo o time. “A gente busca evolução em todos os setores, não só no setor ofensivo. Quando você faz os gols, não só o setor ofensivo tem os méritos, mas o time todo. A gente vem treinando essa situação de ter melhores triangulações, atravessar a bola na área no momento certo, atacar essa bola, acertar o gol nas finalizações. E obviamente todos os jogadores estão querendo dar resultado o mais rápido possível”, disse o treinador.

O time não terá a dupla de zaga titular, já que Wallace e Mateus Moraes levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Thalisson Kelven e João Victor serão os substitutos. Marcelo Alves se recupera de um problema na coxa e não está à disposição.

A lista de relacionados para o jogo tem novidade. Após quase dois meses sem atuar, o goleiro Ronaldo ficará no banco de reservas. A escolha ocorreu porque Caíque, que vinha sendo o reserva de Lucas Arcanjo, foi expulso contra o Remo (no banco de reservas) e vai cumprir suspensão.

O Vitória deve entrar em campo com: Lucas Arcanjo, Van, Thalisson Kelven, João Victor e Roberto; Pablo Siles, Fernando Neto e Bruno Oliveira (Cedric); David, Samuel e Marcinho.

No Brusque, a maior novidade é a estreia do técnico Waguinho Dias, que substitui Jerson Testoni, demitido. O time deve iniciar com Zé Carlos, Toty, Ianson, Éverton Alemão e Airton; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar e Marlone; Thiago Alagoano, Garcez e Edu.  

Jogos em que o Vitória marcou três gols na temporada:

17/02 - Unirb 3x3 Vitória - 1ª rodada do Campeonato Baiano - Carneirão - Gols de Samuel, Ruan Nascimento e David

04/04 - Vitória 3x1 Treze - 7ª rodada da Copa do Nordeste - Barradão - Gols de Alisson Farias, Ygor Catatau e Samuel

10/06 - Internacional 1x3 Vitória - 3ª fase da Copa do Brasil - Beira-Rio - Gols de Guilherme Santos, Samuel e Eduardo

19/06 - Vitória 3x1 Brusque - 5ª rodada da Série B do Brasileiro - Barradão - Gols de Ygor Catatau, Soares e David