Cabo Verde: dono do barco com uma tonelada de cocaína é extraditado para Salvador

Outros dois estrangeiros são procurados pela justiça brasileira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2019 às 21:43

- Atualizado há um ano

O dono do barco que culminou na prisão de velejadores brasileiros em Cabo Verde foi extraditado para Salvador. Robert James Delbos foi um dos contratadores de Rodrigo Lima Dantas, Daniel Ribeiro Dantas e Daniel Felipe da Silva Guerra para fazer a travessia do Brasil para Portugal a bordo do veleiro "Rich Harvest", em que foi encontrada uma tonelada de cocaína em Cabo Verde, na África.

O inglês era procurado pelo Juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador para responder por crime de tráfico internacional de drogas e associação para tráfico e foi trazido ao país por conta do tratado de extradição entre o Brasil e a Espanha.

Ele foi detido em junho do ano passado pela Interpol na Espanha a pedido da Justiça brasileira e ficará custodiado no Presídio de Salvador.

Outros dois homens são procurados pela Justiça brasileira: George Edward Saul e Matthew Stephen Bolton, indiciados pelo mesmo crime.

George Saul chegou a ser preso na Itália por 40 dias, mas foi solto por atraso no envio do pedido de extradição.

A família de Rodrigo Dantas comemorou a extradição. "Eles eram procurados aqui no Brasil. Eles são os verdadeiros bandidos e traficantes", afirmou o pai, João Dantas Netto.

Ele lamentou a soltura de George Soul mas afirmou que "o que importa é que estou com meu filho livre".

O caso As investigações da Justiça Federal concluíram que Robert Delbos veio ao Brasil como tripulante da embarcação Rich Harvest. Ele seria o responsável pelos pagamentos para reformas na embarcação, onde foram acondicionados os entorpecentes.

A embarcação era tripulada pelos brasileiros e o francês Olivier Michel Marie Thomas quando foi parada em agosto de 2017 em Cabo Verde.

Os velejadores baianos foram soltos após um ano e meio na prisão de Cabo Verde em fevereiro de 2019. Eles responderão o processo em liberdade após uma decisão da Justiça cabo-verdiana. A soltura, no entanto, não equivale à absolvição de Daniel Guerra, Daniel Dantas e Rodrigo, que estavam a bordo de um barco que transportava drogas. 

No Brasil, os baianos foram ao Rio Vermelho agradecer a soltura, contaram sobre rotina e deram mais detalhes sobre o dia-a-dia na Penitenciária de São Vicente.