Cafu, Marta, Zico: veja craques que farão sorteio da Copa América

esportes
22.01.2019, 17:23:00
Cafu com réplica da taça da Copa do Mundo em visita à Fonte Nova, em 2014 (Almiro Lopes/CORREIO)

Cafu, Marta, Zico: veja craques que farão sorteio da Copa América

Definição dos grupos será quinta (24) e terá estrelas do futebol sul-americano

O sorteio dos grupos da Copa América, quinta-feira (24), terá "uma constelação de estrelas". Foi dessa forma que a Conmebol anunciou detalhes da cerimônia que acontecerá na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Capitão do penta, Cafu será o condutor do sorteio. Eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes, Marta ficará posicionada no pote 1, onde estarão os cabeças de chave Brasil, Uruguai e Argentina. O Brasil já encabeça o grupo A; resta definir as chaves dos rivais.

O ex-lateral Javier Zanetti, segundo jogador com mais jogos na história da seleção argentina (o recordista é Mascherano), ficará no pote 2, onde estarão as bolinhas com Colômbia, Chile e Peru.

Um dos maiores ídolos do Brasil e do Japão, Zico ficará com o pote 3, de Venezuela, Paraguai e Japão. No pote 4, Francisco Maturana, técnico campeão com a Colômbia em 2001, definirá os destinos de Equador, Bolívia e Catar. 

Campeão pelo Paraguai na edição de 1979 da Copa América, Romerito ficará com o pote A. Bicampeão com o Brasil em 1997 e 1999, Zé Roberto se dirigirá ao pote B, enquanto o uruguaio Diego Lugano, campeão em 2011, ficará com o pote C.

Ronaldinho Gaúcho também estará na cerimônia, mas os organizadores preferem fazer surpresa sobre como se dará a participação do ex-jogador, melhor do mundo em 2004 e 2005.

O lateral chileno Jean Beausejour, bicampeão em 2015 e 2016 com a seleção de seu país, também irá ao palco. Ele levará o troféu que será entregue ao campeão este ano.

Como será o sorteio?
O ranking da Fifa do dia 20 de dezembro de 2018 serviu de base para a divisão das equipes nos quatro potes.

Logo após o sorteio dos cabeças de chave (posições 1B e 1C) serão sorteados os países que formarão cada chave e as suas respectivas posições dentro de cada grupo. As bolas dos potes 2, 3 e 4 terão as seleções participantes enquanto os potes A, B e C corresponderão às posições nos grupos.

Mesmo em potes diferentes, Japão e Catar, como seleções convidadas, não poderão se enfrentar na fase de grupos do torneio.

A Copa América 2019 será disputada de 14 de junho a 7 de julho no Brasil. As cidades-sedes são Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A Fonte Nova sediará cinco partidas, sendo quatro da fase de grupos e uma das quartas de final. A abertura será no Morumbi, em São Paulo, e a final no Maracanã, no Rio.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas