Caixa libera saque do FGTS por calamidade nas cidades atingidas pelas chuvas na BA

Além dos municípios do Extremo Sul baiano, medida também vale para as cidades mineiras atingidas pelas enchentes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 10:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Sul Bahia News

A Caixa Econômica Federal informou que vai liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade nas regiões da Bahia e Minas Gerais atingidas pelas enchentes. Segundo o anúncio feito no último sábado (11), os valores serão disponibilizados para saque depois que os decretos municipais declarando o estado de calamidade foram reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria.

De acordo com a Caixa, o banco também irá auxiliar as autoridades locais para agilizar a solicitação do reconhecimento do estado de calamidade. Depois que houver a formalização do estado de calamidade, a população poderá fazer o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.

Saque Calamidade do FGTS O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade que dá direito ao trabalhador a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. Esta modalidade de saque fica disponível aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas, seguindo os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural.

Através da assessoria de comunicação, a Caixa reforçou que não será necessário ir às agências para receber os valores e que manterá a população informada sobre as próximas etapas para liberação do FGTS.