Câmara realiza sessão solene em homenagem a Luis Eduardo

O prefeito ACM Neto (DEM) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) participaram da homenagem, que também teve a presença de deputados baianos e de outros estados

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 25 de abril de 2018 às 17:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (25), uma sessão solene pelos 20 anos de falecimento do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães. O prefeito ACM Neto (DEM), sobrinho do político baiano, participou da homenagem, que contou ainda com a presença de parlamentares da Bahia e de outros estados, além do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB.

A capacidade de ser firme em seus propósitos e, ao mesmo tempo, respeitar a democracia e as ideias de seus adversários foi a característica mais destacada por todos que fizeram discursos no encontro, de acordo com informações Agência Câmara dos Deputados. A empresária Michelle Marie, esposa de Luis Eduardo, também participou da sessão. 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), afirmou que, para além das características políticas, Luis Eduardo carregava princípios e valores que servem de referência para seus contemporâneos e para as novas gerações.

“Quando ocupou esta presidência, Luís Eduardo defendeu, com a elegância e a firmeza que lhes eram próprias, a abertura do País ao comércio internacional, ao capital estrangeiro e à livre iniciativa. Por suas mãos, passaram decisões fundamentais para a história recente”, discursou Maia.

O presidente da Casa ainda ressaltou que Luis Eduardo conduziu a aprovação de mais de 50 projetos de lei e 14 emendas constitucionais de interesse do País. "Atuou para fazer avançar a reforma da Previdência, questão que teremos que voltar a enfrentar para garantir a solvência das contas nacionais”, complementou.

O deputado Rodrigo Garcia (SP), líder do DEM na Câmara, afirmou que a morte de Luís Eduardo aos 43 anos interrompeu uma trajetória e a esperança de que uma nova geração de lideranças assumisse as rédeas e o futuro da Nação. “Luís Eduardo compreendeu como poucos a realidade da vida democrática. Sabia ver e ouvir, dialogando com a mesma facilidade com correligionários e adversários”, destacou.

O legado de Luis Eduardo também foi destacado pelo prefeito ACM Neto na última semana. “Até hoje ele marca a história do Brasil pelo que fez como parlamentar. Por sua visão de futuro, pelo seu espírito público, Luis Eduardo é lembrado em todo o país pelo grande político que foi. Apesar de terem se passado 20 anos, seus exemplos ficam e, sobretudo, inspiram as novas gerações de políticos brasileiros”, pontuou o presidente nacional do Democratas. 

Adversário Políticos então adversários de Luis Eduardo também participaram da sessão e demonstraram admiração pelo político baiano, entre eles Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Fazíamos disputa dura, como é próprio daqueles que são eleitos para defender posições. Luís Eduardo era alguém que tinha posições políticas, posições ideológicas e as defendia. Entretanto, ele respeitava o regimento. É a maneira mais fácil e segura de garantir a democracia na Casa”, ressaltou.

Durante a sessão, foi exibido um vídeo com a história dele. Uma das falas do então deputado constituinte no vídeo demonstra suas convicções liberais: "O que nós temos é a preocupação de elaborar um texto que não seja xenófobo, um texto que não espante capital estrangeiro do Brasil. E um texto também que dê competitividade às nossas empresas, porque nós não podemos gerar um grau de protecionismo tão grande, que a sociedade acabe pagando esse preço". 

Após a sessão, a Câmara lançou a exposição fotográfica “Luís Eduardo, 20 anos depois”, no Salão Nobre da Casa e que pode ser visitada até 5 de maio.