Carnaval volta às ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro

No sudeste ainda é Carnaval; Anitta é destaque no Rio

Publicado em 4 de março de 2017 às 21:28

- Atualizado há um ano

Comandando o Bloco das Poderosas, Anitta foi uma das atrações no Rio (Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)Depois de dois dias de descanso, as fantasias de unicórnio, a purpurina, os maiôs e as garrafas de Catuaba voltaram ao centro de São Paulo para mais dois dias de folia, nos blocos de pós-carnaval que saem pelas ruas neste fim de semana. No começo da tarde de sábado (4), a Rua Augusta foi tomada de gente dançando playbacks de artistas como Beyoncé, Shakira e até Xuxa e Mamonas Assassinas no Bloco Meu Santo é Pop, que vai até o Vale do Anhangabaú.

"Só fui em blocos no sábado passado, na segunda e terça eu tive de trabalhar. Vim hoje para descontar", disse o analista de redes Denis Gatti, de 26 anos, com o peito cheio de purpurina. O público LGBT foi o mais animado no começo de pós-carnaval do centro. Por volta das 15h30, a Rua Augusta já começava a ficar lotada. Mas o centro, como um todo, ainda tem menos foliões na rua do que nos dias de carnaval, contrariando expectativa da Prefeitura. A maior parte dos blocos, entretanto, devem sair após as 16 horas. Neste fim de semana, 82 blocos ainda percorrem as ruas da capital paulista. 

Bloco das PoderosasNo Rio de Janeiro, os foliões também voltaram às ruas da cidade neste sábado de pós-carnaval. Sem Saída, Sepulta Carnaval, Atolada dos Embaixadores da Folia e Mistura de Santa foram alguns dos cortejos autorizados pela Prefeitura neste sábado em diversos pontos da cidade. Pela manhã, a cantora Anitta arrastou cerca de 400 mil pessoas em seu Bloco das Poderosas. Outras 20 mil pessoas estiveram no Quizomba, na Lapa, também na região central do Rio, segundo estimativas da Riotur, empresa de turismo do município do Rio.

A festa está prevista para terminar apenas às 23h, nos blocos Berço do Samba, também na Lapa, e Bloco da Ressaca, em Pedra de Guaratiba, na zona oeste. A movimentação de foliões retorna bem cedinho neste domingo. A concentração do tradicional Monobloco tem início às 6h, para que o desfile comece às 9h. O bloco promete lotar novamente as ruas do Centro. A Riotur estima que 400 mil pessoas acompanhem o Monobloco durante toda a manhã.No Rio, Anitta animou a multidão nas ruas da cidade pelo segundo ano, do alto de seu trio elétrico. A concentração estava marcada para 7 horas deste sábado, com início do desfile às 9 horas, na Rua 1º de Março, uma das principais vias do centro. Por volta das 10 horas, o cordão de foliões não parava de aumentar, milhares de pessoas ainda se juntavam à multidão.