Carro novo: exija uma boa entrega técnica para usar tudo o que o veículo oferece

economia
03.11.2018, 06:00:00
Ouvir com atenção e questionar sobre possíveis dúvidas auxilia a aproveitar o melhor da tecnologia dos carros novos (Betto Jr.)

Carro novo: exija uma boa entrega técnica para usar tudo o que o veículo oferece

As orientações sobre a tecnologia embarcada são direito e precisam ser bem feitas para evitar danos a motorista e passageiros

Sistemas de travamento da porta e dos vidros, desativamento do airbag do passageiro, uso do câmbio automático, controle eletrônico de estabilidade e o start-stop. Os carros novos estão equipados com muitas tecnologias e elas precisam ser bem explicadas durante a entrega técnica, realizada após a concretização da venda.

Quando não são bem feitas, as orientações podem significar uma subutilização do carro ou até mesmo comprometer a segurança do motorista e dos passageiros. O CORREIO reuniu algumas dicas para ajudar o consumidor a tirar o maior proveito da entrega técnica.

De acordo com o professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da área de manutenção, Francisco de Assis Neto, hoje, com a concorrência do mercado, o pós-venda e a entrega técnica ganharam um novo destaque, pois quanto melhor for o serviço de orientação, maiores serão as chances do retorno desse cliente. “Por um outro lado, o consumidor está mais exigente e as constantes atualizações dos recursos tecnológicos fazem com esse seja um momento importante”, completa o professor.

Assis Neto afirma ainda que seria de grande importância que o vendedor também acompanhasse esse momento para garantir o esclarecimento de dúvidas e questões surgidas no processo de venda. 

Para o consultor de venda de veículos novos da Columbia Veiculos, Lucas Dutra, a entrega técnica é fundamental para que o cliente possa conhecer o veículo novo. “Geralmente, as pessoas trocam de carro e também realizam uma troca de categoria com mais tecnologia, então é fundamental se apropriar dessas mudanças, além de ser um direito de qualquer consumidor e uma obrigação da concessionária”, explica. 

A representante da Columbia Veículos Chevrolet Josilene Nascimento destaca que as mulheres, maiores de 30 anos e com filhos são as consumidoras mais atentas e mais minunciosas. “Talvez pela preocupação com a família e os filhos, elas buscam conhecer cada detalhe do veículo e sempre apresentam mais questionamentos”, completa. Lucas Dutra completa ressaltando que questões sobre as tecnologias do carro, as garantias, a manutenção e a amperagem da bateria são as dúvidas mais comuns.

Para Francisco de Assis, sempre que for participar de uma entrega técnica, o consumidor precisa ficar atento prioritariamente às garantias e às condutas para não perde-las, os recursos disponibilizados e, sobretudo, se a montadora e a concessionária disponibilizam serviços que possam tirar dúvidas que venham surgir, inclusive em regime de plantão. “Cada montadora possui critérios próprios. Atualmente, as asiáticas são as mais detalhistas em relação às orientações no pós-venda”, esclarece.

 
CHECK-LIST 
Ao pegar o seu carro, verifique:

Estepe (inclusive se ficar do lado de fora do carro), triângulo, macaco, chave de roda, chave reserva, antena;

Manuais do proprietário, manual de garantia, manual do som,extintor ABC (e confira a data de validade), sistema Isofix, top tether (se houver);

Pintura, olhe debaixo do carro para ver se não há raspados para-lamas e para-choques, olhe debaixo do para-choque, principalmente o dianteiro;

Confira o alinhamento de portas,porta-malas e capô;

Pneus, inclusive do estepe; verifique a fixação dos canos de escapamento; a fixação do protetor de cárter, quando houver;

Forros das portas, costura dos bancos (principalmente os de couro),porta-luvas (abra e feche),  para-sóis (espelho, tampas, iluminação), painel (alinhamento, rebarbas plásticas, 4 riscos e arranhões), direcionadores de ar e botões (veja se estão firmes e bem encaixados); 

Volante, coifa do câmbio, alavanca do freio de estacionamento, carpete,soleiras das portas, borrachas dos pedais, revestimento do teto, forração do porta-malas, canaletas das janelas, vedação das portas;

Limpadores de para-brisa, faróis, faroletes, faróis auxiliares, setas, lanterna traseira, luz de freio, break light, buzina;

Faça a revisão de vidros, retrovisores e travas elétricos; alarme, sistema de som/conectividade/GPS, ajustes e deslizamento dos bancos, encaixe dos bancos traseiros, abertura das portas (pela trava e pelas chaves, testando a original e a reserva) ,mostradores de velocidade, conta-giros, computador de bordo (verifique também a quilometragem),sistema de iluminação interna, engates das marchas (todas); tampa do motor, nível de óleo, reservatório de água do limpador do para-brisa, reservatório de combustível de partida a frio, fluidos de freio, direção hidráulica e líquido do radiador; capa de cobertura da bateria, condições dos cabos e mangueiras,filtro de ar do motor (abra a tampa e verifique se está limpo).
 

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas