Casa desaba no bairro da Saramandaia e deixa homem ferido

Ele foi atendido pelo Samu; mulher que estava no local conseguiu sair a tempo

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 21 de maio de 2020 às 10:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tiago Caldas/CORREIO

Uma casa desabou na madrugada desta quinta-feira (21), no bairro de Saramandaia, em Salvador, por conta do mau tempo. Os vizinhos contaram que estavam dormindo quando ouviram o barulho e uma pedra rolando e, em seguida, os estalos das paredes arrebentando. Uma pessoa ficou ferida.

A casa fica no alto de um barranco. O acesso é através de uma escada que mais parecia uma cachoeira de tanta água que rolava na manhã desta quinta. O trabalhador autônomo José Alejandro Conceição, 22 anos, estava dormindo quando percebeu algo errado. 

"Acordei com o barulho de alguma coisa caindo. Depois vimos que foi uma pedra que caiu rolando. Eu levantei e logo depois veio o barulho da casa caindo", contou.

No momento do desabamento havia uma mulher e um homem no imóvel. Eles não tiveram os nomes divulgados. Ela conseguiu sair, mas ele foi atingido pelos escombros. O rapaz foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o estado de saúde dele não foi divulgado. (Foto: Tiago Caldas/CORREIO) A casa pertencia ao irmão de Jadson dos Santos, 35 anos, mas ele estava na casa da mãe no momento do acidente. "O rapaz que ficou ferido estava passando a noite. Ele não tinha onde ficar e, por isso, meu irmão cedeu a casa. Ele estava dormindo no chão. Foi sorte, porque a parede caiu em cima da cama", contou.

A cama ficou dependurada no barranco, enquanto objetos pessoais, móveis e itens de cozinha rolaram ladeira abaixo. Três famílias que moravam em imóveis vizinhos tiveram que deixar as casas por risco de desabamento.

Quando o CORREIO esteve no local, por volta das 10h a chuva ainda estava forte. A equipe flagrou o momento em que mais barro cedeu e que parte da estrutura que ainda restava de pé caiu. Segundo os moradores, as equipes da prefeitura ficaram de retornar ao local mais tarde para concluir o desabamento e retirar os entulhos. Vizinhos disseram que essa não é a primeira vez que a terra cede na rua Simplício da Silva. Há alguns anos parte do barranco desabou durante um período intenso de chuvas fortes.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 88 solicitações até às 11h desta quinta ligadas à chuva. Foram 21 deslizamentos de terra, 19 ameaças de desabamento, 13 ameaças deslizamentos, sete avaliações de imóvel alagado, seis imóveis alagados, cinco árvores ameaçando cair, cinco desabamentos parciais, quatro infiltrações, três desabamentos de imóvel, duas orientações técnicas, uma árvore caída, uma ameaça desabamentos de muro e uma avaliação de área.

A Codesal segue funcionando normalmente e quem precisar pode ligar gratuitamente para o órgão pelo número 199.