CASACOR 2018 celebra as novas formas de viver

especiais patrocinados
18.10.2018, 01:06:00
Atualizado: 03.01.2019, 16:04:52
A CASACOR Bahia 2018 acontece até 11 de novembro na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo (Fotos: Marcelo Negromonte/CASACOR)

CASACOR 2018 celebra as novas formas de viver

24ª edição da mostra tem masterplan assinado por David Bastos e apresenta novas opções de coliving

Charme, estilo, um lindo pôr do sol, boa comida e as maiores novidades da decoração e do paisagismo estão reunidas na 24ª edição da CASACOR Bahia, que até o dia 11 de novembro, movimenta os finais de tarde e as noites na Chácara Baluarte, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, onde a mostra já foi realizada em 2014, e agora enfatiza a tendência de ocupar os centros e os bairros residenciais com ar de vila, onde se pode fazer tudo a pé, comprar pão da padaria e reunir os amigos em um bar perto de casa, por exemplo. 

Tudo escolhido com o máximo de critério para proporcionar aos visitantes da mostra uma experiência única, agradável e sensorial. São 36 ambientes que exploram beleza, boa música, cheiros especiais e conceitos modernos e aconchegantes de morar.

Este ano o tema da mostra é “Casa Viva”, o que inspirou os profissionais de maneira elevada. Aliás, vale citar que desenvolver projetos de decoração, tendo o cenário da Baía de Todos os Santos como vista também foi uma grande fonte de criatividade. Para o visitante, é difícil escolher um ambiente preferido, pois cada um traz particularidades e atrativos, que despertam o desejo de ser habitado. 

Mostra tem a Baía de Todos os Santos como belo cenário. Na foto, o rooftop assinado por Fernando Rocha e Marcos Malamut

Por ser a CASACOR o maior e mais tradicional evento de decoração, contando com renomados arquitetos e designers de interiores, que dividem espaço com jovens e talentosos profissionais da área, o público já esperava algo grandioso, mas os projetos, de fato, superam as expectativas pela inovação, pelas novas propostas sustentáveis e, sobretudo, pelo alto nível e conexão dos profissionais com o que há de mais moderno no segmento. 

Um dos maiores exemplos disso é o conceito proposto pelo próprio tema da mostra, que remete à celebração da vida e do morar. Dentro disto está o compartilhamento dos ambientes, que passam a ser pensados para atender ao novo contexto mundial do coliving, com o máximo de conforto e funcionalidade. A tendência chega ao mercado da moradia, provando que é o futuro se consolidando, porém, a experiência do uso compartilhado já vem sendo experienciado e aprovado em outros setores, a exemplo das hospedagens em viagens com o  AirBNB, e da mobilidade urbana com o Uber e o 99.  

“A CASACOR é a marca mais importante no mercado de arquitetura e decoração do país. Chegamos em 2018 com o espírito de celebrar os ciclos da vida. Se a casa é viva, devemos celebrar o novo ciclo de compartilhamento e colaboração que vive nosso mercado”, explica Luisinha Brandão, franqueada da CASACOR Bahia.

Lofts, Coliving e Costore
Com o masterplan assinado pelo sexto ano por David Bastos, um dos nomes mais respeitados na arquitetura do Brasil, a mostra chega a esta edição renovada e com propostas inovadoras, após 23 anos.  “Para mim assinar pela sexta vez o masterplan da CASACOR Bahia é sinônimo de prestígio. Estou muito feliz”, ressalta o arquiteto.

Os projetos estão divididos em lofts, espaços de coliving e costore (loja compartilhada, um espaço onde estão marcas de vestuário, acessórios, beleza e muito mais, bem como a área gastronômica). O visitante percebe que os projetos prezam muito mais pelo aconchego e bem estar do que por espaços suntuosos. Os lofts são apartamentos individuais de 38m² , onde é possível viver com conforto, estilo e de maneira mais prática e simples. Vale lembrar que os dez lofts apresentados na mostra contam com a bela vista para a Baía de Todos Santos.

Loft La Nostra Casa in Cima al Mondo, de David Bastos, que assina o masterplan da Casacor Bahia

Já nos espaços de coliving, as pessoas vão conhecer propostas de  quatro apartamentos individuais (20 m²) com conexão para uma área de uso comum, com living, cozinha, sala de TV, coworking e banheiros. Essa proposta, além de prática, proporciona alimentar a convivência entre as pessoas, tirando-as um pouco do isolamento imposto pela vida agitada dos grandes centros e pelo uso excessivo dos smartphones.

Homenagem à Pierre Verger
Tão imperdível quanto os ambientes decorados é a mostra fotográfica em homenagem aos 30 anos da Fundação Pierre Verger, importante fotógrafo e antropólogo francês que viveu na Bahia e registrou, em preto e branco, cenas do cotidiano baiano que tornaram-se emblemáticas no mundo. Nesta exposição, são apresentadas 40 das mais belas imagens de Verger, com curadoria de Fabrício Branco e Juliana Rabinovitz. 

Pierre Verger (1902-1996) nutria grande paixão pela Bahia. Aqui viveu, fez amigos e contribuiu de forma grandiosa para a cultura baiana. Toda essa história está preservado pela fundação que leva seu nome. As fotografias que compõem esta instalação são datadas da década de 50, trazendo cenas cotidianas e da cultura de Salvador, como orixás, carnaval, capoeira e também da tradicional arquitetura.


ENTREVISTA
Com a palavra: LUISINHA BRANDRÃO
Criativa, empreendedora e dona de muito bom gosto, a arquiteta Luisinha Brandão, franqueada da CASACOR Bahia, é um dos nomes de maior destaque no segmento por sua atuação e profissionalismo. Após o intenso trabalho para abrir o evento, que tem movimentado as noites no Santo Antônio Além do Carmo, ela não para. Está atenta a cada detalhe e acompanha tudo pessoalmente para manter a grandeza da mostra do início ao fim. Para tanto, conta com a experiência no comando da mostra, que celebra seus 24 anos, e também com sua expertise técnica. A seguir, Luisinha fala um pouco mais sobre sua realização com esta nova edição! 

Correio - Qual é em sua opinião o maior diferencial desta edição da CASACOR? 
Luisinha Brandão 
- A leveza! E a visão da Baía de Todos os Santos, que pode ser apreciada de vários ambientes. Causa impacto e empresta uma beleza ímpar ao evento!

O que faz da CASACOR Bahia uma das mostras mais importantes da decoração no Brasil? 
A originalidade dos projetos apresentados pelos nossos profissionais é festejada nacionalmente!

Qual foi seu principal desafio na realização desta edição? 
Enfrentar esta famigerada crise que assola nosso país.

Como franqueada, ao ver a mostra em pleno funcionamento, o que mais lhe emociona? 
Ver um projeto concretizado, um sonho realizado. É sempre uma grande emoção!

Quem são os seus parceiros fundametais neste projeto? 
Os profissionais, em primeiro lugar, e o mercado de decoração e congêneres. 

Qual o público esperado até o final da mostra?
Nossa média gira em torno dos vinte e um mil visitantes. Esperamos ficar dentro da média!

SERVIÇO:
O quê: CASACOR Bahia 2018
Quando: Até 11 de novembro
Onde: Chácara Baluarte – Ladeira do Baluarte, 18 - Santo Antônio Além do Carmo
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 16h às 21h
Ingressos: R$ 40 (inteira) / Meia só para idosos, estudantes universitários ou portadores de cartão da UNE. Cartões só de débito.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/harmonia-recebe-ludmilla-e-ferrugem-em-gravacao-de-dvd-no-wetn-wild/
Gravação acontece na estreia d'A Melhor Segunda Feira do Mundo, no dia 6 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais