Casal morre com um dia de diferença e deixa 80 cães e gatos em casa

em alta
20.11.2019, 14:30:05
Atualizado: 20.11.2019, 14:39:32

Casal morre com um dia de diferença e deixa 80 cães e gatos em casa

Ativistas estudam resgate em São Paulo; veterinário cita canibalismo entre bichos

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Foto: Reprodução

Acumuladores de animais, os idosos Carlos D'Aguiar, 79 anos, e Terezinha de Jesus D'Aguiar, 85, morreram no mesmo final de semana e acabaram deixando 80 cães e gatos no quintal da casa onde moravam, em Salto de Pirapora, interior de São Paulo. As informações são do G1.

O casal estava junto há mais de 40 anos e costumava recolher animais abandonados nas ruas, resultando em cerca de 60 cães e 20 gatos abrigados. Carlos morreu no sábado (16) e Terezinha, no domingo (17).

Apesar da generosidade, a falta de condições financeiras dos dois não permitia que os animais vivessem em boas situação de higiene.

Segundo o G1, nos últimos dias de vida, o casal estava abrigado na casa de um vizinho e dono de um supermercado próximo, que os acolheu pelos problemas de saúde. Terezinha estava debilitada e acamada.

"Me comovi com a situação e os hospedei em casa por três meses. O Seu Carlos tinha problemas de coração, já a Dona Terezinha ficou fragilizada pela idade. Eles acumulavam muitas coisas e abrigavam muitos materiais. A casa acabou ficando inabitável", comentou José Aldo Fernandes Ramos, o vizinho que acolheu o casal nos últimos dias de vida.

A prefeitura de Salto de Pirapora foi acionada no começo de novembro para uma limpeza na casa dos idosos, que tinha sujeira, fezes e mau cheiro.

(Foto: Witter Veloso/TV TEM)
(Foto: Witter Veloso/TV TEM)

O vizinho conta que foram retirados quatro caçambas e dois caminhões de entulho e lixo acumulado, mas os 80 animais permaneceram. 

Doações de ração sustentaram os cães e gatos enquanto um destino não é definido, e um grupo de voluntários e ativistas tem ajudado a encontrar um destino para os bichos.

Sobrinha do casal, Pâmela Aguiar afirma que os cães abandonados sempre foram bem tratados, mas após o casal ficar debilitado, a situação saiu de controle.

"Meus tios não foram abandonados, mas eles se isolaram em uma 'bolha'. Não aceitavam visitas, quando fomos ver, com eles já doentes, a casa estava neste estado", contou.

Ao G1, o médico veterinário João Rubens, servidor da prefeitura, afirmou que toda assistência médica e alimentícia será feita aos animais pela prefeitura, porém, não há espaço para abrigá-los em um canil público.

Canibalismo
No local, houve canibalismo entre alguns cães, mas o veterinário explicou que não é por falta de alimento, e sim por questão da organização de bandos entre animais.

"Eles se organizam em grupos, e pode ser que um grupo ataque o outro por algum desentendimento, acontecendo de um comer outro", declarou.

Um dia de diferença
Segundo a sobrinha, Pâmela, a tia morreu no domingo sem saber que o companheiro faleceu um dia antes.
Já José Aldo conta que achou estranho quando Carlos não atendeu às ligações sábado pela manhã, e o encontrou já sem vida na casa dele, onde estava hospedado.

Terezinha foi encaminhada à Santa Casa de Salto de Pirapora por causas desconhecidas, onde morreu logo em seguida, no domingo (17).

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais