Cenas de Carnaval: Arrastão

salvador
25.02.2019, 05:00:00
Atualizado: 25.02.2019, 16:12:35
(Marina Silva/17.2.2010/Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Arrastão

O último ato de uma prova de resistência

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

É quase como a última prova do decatlo. Depois de seis dias de intensa algazarra, virar a noite e percorrer mais 6km, desta vez sob o Sol escaldante de Salvador - na maioria das vezes. O Arrastão não é pra qualquer um. 

Vale até descansar um pouco, arrumar um sombrinha, se encher de água ou de cerveja, para quem ainda aguenta. O calçado, surrado de tanto pisão, água, lama e outras coisas mais, é outro que precisa resistir a mais uma paletada atrás do trio.

Acompanhe todas as notícias do Carnaval Correio Folia

Criado em 1994, por iniciativa de Carlinhos Brown e da Timbalada, o Arrastão já virou uma tradição do Carnaval baiano e mobiliza cada vez mais artistas e foliões. E às vezes até convidados de fora, como foi em 2010, em que integrantes do Galo da Madrugada, bloco pernambucano conhecido como o ‘maior do mundo’, trouxeram suas fantasias, alegorias e muito frevo para a farra baiana. Teve até trio fantasiado de tigre.

O Arrastão também é uma oportunidade para muitos que passaram muitos dias trabalhando e, naquele momento, podem curtir um pouquinho antes de voltarem para suas casas.

Em termos de Carnaval, outras iniciativas, sem corda e que agregam muita gente, estão cada vez mais constantes, tendo com exemplo maior, nos últimos anos, a Baiana System, que, com seu Navio Pirata, impressiona e agrega mais e mais pessoas. 

*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio de Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae

Carlinhos Brown no Arrastão do Carnaval 2012
Carlinhos Brown no Arrastão do Carnaval 2012 (Rafael Martins/Arquivo CORREIO)
Carnaval 1999
Carnaval 1999 (Sora Maia/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2018
Carnaval 2018 (Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2010
Carnaval 2010 (Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Baiana System e seu arrastão no Carnaval 2015
Baiana System e seu arrastão no Carnaval 2015 (Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas