Cenas de Carnaval: Carlinhos Brown

O Cacique que movimenta a festa

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Welton Araújo/ 22.2.1998/Arquivo CORREIO

É difícil elencar toda a contribuição de Carlinhos Brown ao Carnaval e à música baiana. Mas é de imaginar o quanto ferve o cérebro do multi-instrumentista, produtor, agitador, etc., etc. e etc, quando  a festa se aproxima. Brown não para. E pouco parou nessa vida. Mesmo antes de chegar aos holofotes maiores, com a Timbalada, no início dos 90, ele já tocava, compunha e agitava.  De lá pra cá, não largou a banda, mas se meteu em diversos projetos e iniciativas carnavalescas. Camarote andante, carreira solo, Apaxés do Tororó, Zárabes. Alguns deles frutos do movimento percussivo Vai Quem Tem. Fora a gama enorme de convidados que trouxe para festa, de Marisa Monte ao Sepultura. Também não faltaram polêmicas. Em 1998, fez um protesto e ficou nu em cima do trio. Acabou respondendo um processo, que terminou em acordo após a doação de cestas básicas. Já em 2004, foi preso por desacato à autoridade após protestar contra a prisão de um segurança do camarote andante.

[[galeria]] São 40 anos de Carnaval, assim como o CORREIO, mas, em entrevista ao jornalista Osmar ‘Marrom’ Martins, Brown afirmou que este seria sua última folia nas ruas. “Aos 40 anos, pela lei, as pessoas se aposentam. Eu quero me aposentar das ruas. Acho que minha contribuição já foi dada. Se foi boa ou ruim não dá ainda para analisar. Mas eu fui feliz nesses 40 anos”, afirmou. Creio que dá para analisar, sim, Brown. A contribuição é enorme, não só na criação, como no resgate de tradições, de manifestações artísticas, históricas e rítmicas e de criação de novas tradições, como no crescimento e no reconhecimento do Carnaval, por meio de tantas indicações - dez vezes ao Grammy Latino e uma vez ao Oscar - e prêmios conquistados. Junto ao nome de Brown, sempre esteve o nome da Bahia e a imagem do Carnaval.  Quem tem que agradecer somos nós, mestre. 

*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Claro, Fieb, Salvador Shopping, Vinci Airports e Unijorge