Cenas de Carnaval: Ivete Sangalo

Veveta é o Carnaval da Bahia em pessoa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Welton Araújo/23.02.1998/Arquivo CORREIO
Carnaval 2006 por Antônio Saturnino/Arquivo CORREIO

A foto acima define bem parte da personalidade complexa - no melhor sentido - de Ivete Sangalo. Ainda no comando da banda Eva, em 1998, a cantora abre uma espécie de passarela em meio a alguns dos trabalhadores do bloco Eva, no meio do Campo Grande: atitude,  reconhecimento e muita gaiatice. 

Nos sorrisos das pessoas em volta está a prova da reverência à juazeirense, então com 26 anos e muito longe ainda de tudo que conquistou depois daquele Carnaval.

Um ano antes da imagem do repórter fotográfico Welton Araújo, Ivete ganhou, pela primeira vez, o mesmo destaque nas páginas da edição da Quarta-feira de Cinzas do CORREIO que artistas como Chiclete com Banana, Asa de Águia e Daniela Mercury. Já havia sido eleita, ‘por antecipação’,  a artista mais simpática do Carnaval. Era o segundo ano da banda Eva puxando o bloco homônimo.  

A primeira citação a Veveta havia sido em 1993. Uma foto dela com o primeiro abadá lançado pelo Eva. Mais modelo do que cantora, já que seu nome só apareceu na legenda.

Em 1995, o jornalista e crítico musical do CORREIO Hagamenon Brito já tinha percebido Ivete. Numa notinha de sua coluna pré-Carnaval escreveu: “Ela queria mesmo era cantar pop com um pé no funk (uma das suas paixões), mas o destino a levou para o vocal da Banda Eva - tudo bem, Ivete Sangalo, 23 anos, ainda tem muita estrada pela frente. Com Alô Paixão transformada num dos hits do Verão, Ivete Sangalo tem tudo para virar uma das musas deste Carnaval”.

[[galeria]]

No ano seguinte, o CORREIO elogiou a direção do Eva por trocar o Asa de Águia pela Banda Eva como atração do bloco. “Aos pouquinhos, a banda Eva vai conquistando um lugar de destaque no cenário axé e convencendo que a decisão do bloco, que trocou o veterano Durval pela revelação Ivete, foi bem acertada”.

A nota já contava com depoimentos de fãs de Ivete, conquistados no ano anterior, quando havia desfilado no Adão, o alternativo do Eva. “Confesso que estou muito nervosa. Estar aqui em cima é uma responsa muito grande”, disse a cantora, em seu primeiro dia puxando uma entidade tradicional.

Em 1999, Ivete deixou a Banda Eva e começou sua carreira solo. Um voo que parece somente subir. O nervosismo deu lugar à confiança e a cantora ‘revelação’ a uma artista talentosa, com conhecimento musical amplo, e que exala o clima alegre, festivo e bem-humorado da folia baiana. Ela é o Carnaval em pessoa.

*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae