Cenas de Carnaval: Ivete Sangalo

salvador
02.03.2019, 05:00:00
Atualizado: 02.03.2019, 12:50:24
(Welton Araújo/23.02.1998/Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Ivete Sangalo

Veveta é o Carnaval da Bahia em pessoa

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


A foto acima define bem parte da personalidade complexa - no melhor sentido - de Ivete Sangalo. Ainda no comando da banda Eva, em 1998, a cantora abre uma espécie de passarela em meio a alguns dos trabalhadores do bloco Eva, no meio do Campo Grande: atitude,  reconhecimento e muita gaiatice. 

Nos sorrisos das pessoas em volta está a prova da reverência à juazeirense, então com 26 anos e muito longe ainda de tudo que conquistou depois daquele Carnaval.

Um ano antes da imagem do repórter fotográfico Welton Araújo, Ivete ganhou, pela primeira vez, o mesmo destaque nas páginas da edição da Quarta-feira de Cinzas do CORREIO que artistas como Chiclete com Banana, Asa de Águia e Daniela Mercury. Já havia sido eleita, ‘por antecipação’,  a artista mais simpática do Carnaval. Era o segundo ano da banda Eva puxando o bloco homônimo.  

A primeira citação a Veveta havia sido em 1993. Uma foto dela com o primeiro abadá lançado pelo Eva. Mais modelo do que cantora, já que seu nome só apareceu na legenda.

Em 1995, o jornalista e crítico musical do CORREIO Hagamenon Brito já tinha percebido Ivete. Numa notinha de sua coluna pré-Carnaval escreveu: “Ela queria mesmo era cantar pop com um pé no funk (uma das suas paixões), mas o destino a levou para o vocal da Banda Eva - tudo bem, Ivete Sangalo, 23 anos, ainda tem muita estrada pela frente. Com Alô Paixão transformada num dos hits do Verão, Ivete Sangalo tem tudo para virar uma das musas deste Carnaval”.

Carnaval 2006
Carnaval 2006 (Antônio Saturnino/Arquivo CORREIO)
Carnaval 1996, à frente da Banda Eva
Carnaval 1996, à frente da Banda Eva (Luiz Hermano/Arquivo CORREIO)
Tentando 'acertar' Popó no Carnaval 2001
Tentando 'acertar' Popó no Carnaval 2001 (Haroldo Abrantes/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2012
Carnaval 2012 (Robson Mendes/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2012
Carnaval 2012 (Robson Mendes/Arquivo CORREIO)
Carnaval 2015
Carnaval 2015 (Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)

No ano seguinte, o CORREIO elogiou a direção do Eva por trocar o Asa de Águia pela Banda Eva como atração do bloco. “Aos pouquinhos, a banda Eva vai conquistando um lugar de destaque no cenário axé e convencendo que a decisão do bloco, que trocou o veterano Durval pela revelação Ivete, foi bem acertada”.

A nota já contava com depoimentos de fãs de Ivete, conquistados no ano anterior, quando havia desfilado no Adão, o alternativo do Eva. “Confesso que estou muito nervosa. Estar aqui em cima é uma responsa muito grande”, disse a cantora, em seu primeiro dia puxando uma entidade tradicional.

Em 1999, Ivete deixou a Banda Eva e começou sua carreira solo. Um voo que parece somente subir. O nervosismo deu lugar à confiança e a cantora ‘revelação’ a uma artista talentosa, com conhecimento musical amplo, e que exala o clima alegre, festivo e bem-humorado da folia baiana. Ela é o Carnaval em pessoa.

*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais