Centro de Convenções Salvador terá busto de ACM

salvador
23.01.2020, 05:20:00

Centro de Convenções Salvador terá busto de ACM

Peça foi feita pela artista Nanci Novais e pesa 50 quilos

Busto feito pela artista Nanci Novais, em fase de confecção (Foto: Divulgação)

O novo Centro de Convenções de Salvador vai ser batizado com o nome do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). O nome do equipamento foi definido pela lei 9.365/2018. Além do nome, proposto pelo legislativo e sancionado pelo prefeito ACM Neto, o equipamento ganha, também, um busto em homenagem a ACM.

A peça em bronze fará parte da decoração interna e foi confeccionada pela artista e diretora da Escola de Belas Artes da Ufba, Nanci Novais. De acordo com a artista, o busto pesa 50 quilos, mede 60cm x 40cm, e foi finalizado em São Paulo. Apesar do pedido feito pela Secult, o busto faz parte dos investimentos feitos pela empresa GL Events, que administra o equipamento e vai investir mais de R$ 25 milhões em instalações, equipamentos e mobiliário, incluindo o busto.

“Sinto-me lisonjeada e premiada por ter uma obra em um espaço tão representativo e importante para a cidade”, comemora Nanci. A artista é autora de diversos projetos de esculturas públicas e monumentos, tanto em Salvador como em cidades do interior da Bahia.

A peça foi confeccionada em tempo recorde. Ainda antes do Natal, no dia 20, a artista deu início aos trabalhos e a modelagem terminou no dia 6 de janeiro. O busto chegou a Salvador no final da tarde de ontem para estar hoje na inauguração para convidados.

“O trabalho é todo com base nas fotografias do personagem e indicações de pessoas que conviveram com ele para poder passar alguns detalhes da fisionomia. É um trabalho que exige concentração”, revela.

A artista já havia elaborado outras quatro obras em homenagem ao político baiano. Entre elas, uma medalha que se encontra no Teatro Castro Alves (TCA) e um busto, que fica no Memorial do Tribunal de Contas do Estado, no CAB.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-e-preciso-se-cuidar-para-aguentar-todos-os-dias-de-folia/
Chefe de reportagem Jorge Gauthier dá dicas para ficar atento à saúde
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rui-costa-se-nao-vai-ajudar-pelo-menos-me-deixe-trabalhar-em-paz/
Governador falou em "perseguição" do governo federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-o-ultimo-ensaio-do-cortejo-afro-no-pelourinho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-os-melhores-momentos-de-vitoria-0x0-freipaulistano/
Leão segue invicto em 2020 e na zona de classificação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-furdunco-e-banho-de-mar-a-fantasia/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-fuzue-e-festa-no-mar/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diretora-baiana-fala-sobre-nu-artistico-de-mulheres-com-mais-de-60-muito-amor/
No documentário Nuas e Cruas, Mariana Ayumi, 21, reflete sobre corpo, nudez e feminismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rica-em-historia-igreja-de-sao-domingos-e-pouco-explorada-no-turismo-religioso/
Local é ofuscado pela fama do Convento de São Francisco, a Igreja do Ouro
Ler Mais