Chapada: área queimada equivale a quase mil campos de futebol

bahia
30.10.2017, 22:20:00
Atualizado: 30.10.2017, 22:27:41
Homem do Corpo de Bombeiros atua em ação de controle de chamas na Chapada (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Chapada: área queimada equivale a quase mil campos de futebol

Incêndios atingem área de mata nativa entre Ibicoara e Itaetê

O incêndio que atinge uma área de mata nativa na Chapada Diamantina situada entre os municípios de Ibicoara e Itaetê já consumiu 980 hectares, informou nesta segunda-feira (30) o Corpo de Bombeiros da Bahia. O incêndio teve início no dia 19 de outubro.

O contingente de combatentes chega a 100, entre voluntários e integrantes dos Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PrevFogo), ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Temos o apoio de um helicóptero contratado pela Secretaria de Meio Ambiente e operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros. Ontem [domingo] os brigadistas da região foram lançados em pontos estratégicos de combate”, comunicou o Corpo de Bombeiros.

A nota da corporação informa ainda que foram controlados os incêndios em Rio de Contas, Rio do Pires, Morpará, Piatã, Barreiras e Pilão Arcado. A área queimada nessas cidades não foi informada.

Bombeiros usam avião para combater fogo no Oeste e na Chapada (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Fogo no Oeste
Apesar do número de municípios atingidos na Chapada, a preocupação maior está sendo em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado, onde o fogo atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio de Janeiro há dez dias. Dois grandes incêndios foram controlados, mas surgiram novos focos.

“É em local diverso do combatido anteriormente. Temos duas aeronaves AirTractor dando apoio no local com lançamento de água em locais estratégicos delimitados pelos bombeiros militares”, informaram os Bombeiros.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas