Chuva de granizo deixa casas destelhadas e cidade sem energia na Bahia

Moradores de Taperoá, no baixo-sul da Bahia, registraram o fenômeno; danos ainda não foram contabilizados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2022 às 00:52

. Crédito: Foto: Reprodução

Um forte vendaval e uma chuva de granizo assustaram os moradores de Taperoá, no baixo-sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (18). Segundo a prefeitura, o fenômeno causou danos em vários imóveis, derrubou árvores, além de partir os cabos de eletricidade, deixando a cidade sem energia e internet. Ainda não há confirmação de feridos.

Moradores registraram o fenômeno através de vídeos. Nas imagens, estudantes dentro de um ônibus escolar mostram as pedras de gelo que caíram junto com a chuva. Em outro vídeo, um morador mostra o momento exato em que imóveis são destelhados com a força dos ventos. 

 

Em nota, a prefeitura de Taperoá informou que a Coelba foi acionada e já sinalizou estar trabalhando para o restabelecer a energia no município, mas sem previsão de retorno. 

"A Equipe da Secretaria de Obras já está nas ruas desde o primeiro momento trabalhando para desobstruir vias e dá suporte as pessoas que, de alguma forma, foram atingidas pelo fenômeno", diz o texto. 

Ainda de acordo com a gestão municipal, equipes médicas estão a postos no Hospital Iomar Meireles para atender possíveis vítimas. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e cidades vizinhas têm dado suporte.

"O Superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, Carlos Miguel de Almeida Filho já se encontra no município e juntamente com o Corpo de Bombeiros, está percorrendo os pontos da cidade mais atingidos e avaliando os danos", conclui a nota.

Mucuri A cidade de Mucuri, no extremo Sul da Bahia, registrou na noite de terça-feira (17) uma forte chuva de granizo que durou cerca de 10 minutos. A queda de gelo é um dos primeiros impactos da frente fria que chegou a Bahia após atingir os estados do Sul e Sudeste do Brasil.

De acordo com moradores, o granizo provocou diversos estragos na cidade de cerda de 40 mil habitantes. Casas perderam o telhado, muros foram destruídos, árvores derrubadas e a rede elétrica chegou a ser interrompida.

Impactos na Bahia No entanto, na Bahia, os impactos devem ser menores. Por aqui devemos experimentar, em um primeiro momento, um aumento da chuva e, em seguida, queda nas temperaturas.

Em Salvador, os impactos devem ser sentidos a partir de amanhã, com a chuva. A temperatura deve diminuir um pouco, se aproximando da casa de 20 °C.

No interior do estado, nas regiões mais frias como o Sudoeste, os termômetros chegarão a 10 °C