Chuva de granizo na Bahia cobre gramado de gelo em segundos; vídeo

Estado teve mínima de 10,9ºC hoje, em Correntina; menor temperatura do ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2022 às 10:23

. Crédito: .

Após Taperoá e Mucuri, foi a vez de Prado, também no Sul da Bahia, receber uma chuva de granizo na tarde desta quarta-feira (18). Um vídeo registrando o fenômeno mostra um gramado se cobrindo inteiramente de gelo em questão de segundos na cidade baiana.

Nas imagens, é possível ver as pedras de gelo caindo e o forte barulho que fazem. "Cê tá doido, vei?", analisa o cinegrafista.

Conforme a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, a ocorrência de granizo na Bahia não é um fenômeno incomum. No início de 2020, por exemplo, choveu gelo em Salvador.

"O granizo é uma chuva que se forma em camadas altas da atmosfera, fazendo com que os pingos se congelem devido às baixas temperaturas, e não descongelem até atingir o solo", explica a meteorologista.Leia mais: Bahia deve ser atingida por massa polar que trará forte frio ao Brasil Frente fria que levou neve ao Sul chega a Bahia e provoca granizo: 'Assustador' Chuva de granizo deixa casas destelhadas e cidade sem energia na Bahia A chuva de granizo, segundo a especialista, é impacto da frente fria que chegou a Bahia na terça-feira (18). Esse fenômeno é o mesmo que provocou redução nas temperaturas e até neve em estados do Sul e Sudeste do Brasil.

Menor temperatura do ano A madrugada desta quinta-feira (19) registrou a menor temperatura do ano em Salvador. Os termômetros na cidade de Correntina, no Sudoeste do estado, marcaram 10,9ºC, com sensação térmica que baixou os 10ºC.