Ciclistas e agente da Transalvador discutem por uso de ciclofaixa; veja

Transalvador informou que está apurando o fato

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de março de 2018 às 12:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Ciclistas que circulavam na manhã desta quinta-feira (22), na Avenida Magalhães Neto, discutiram com um agente da Transalvador, que estava na viatura responsável pela manuntenção de semáforos, de placa PKL 9813, por conta do uso da ciclofaixa.

Nas imagens de vídeo enviado ao CORREIO por ciclistas, eles aparecem acusando o agente de trânsito  de invadir uma ciclofaixa na avenida no horário destinado para a prática esportiva. 

“De 4h às 6h, a pista é do ciclista”, diz um deles. O agente responde: “Você está sendo burro, porque um ladrão em fuga mata vocês”.

Confusão Toda quinta-feira um grupo de ciclistas faz o mesmo roteiro de treino - começa na Avenida Magalhães Neto, passa pelas avenidas Otávio Mangabeira, Orlando Gomes, Pinto de Aguiar e segue de volta para o local de partida. 

Um dos ciclistas que presenciou toda a situação contou ao CORREIO que quando o grupo tinha terminado de concluir o retorno para  seguir na Avenida Magalhães no sentido Pituba, a viatura da Transalvador começou a trafegar na ciclofaixa.

“Em seguida, emparedou ao lado de parte do grupo e começou a acenar com a mão, como quem dissesse ‘saiam, saiam’. Só faltou empurrar os atletas”, contou o ciclista, que vinha logo atrás da viatura e de outros ciclistas. 

Em seguida, a viatura acelerou. Logo após a 16ª Delegacia (Pituba), o carro da Transalvador parou num retorno, momento que o grupo de ciclistas cruzou com o agente. “Não posso afirmar que ele estava bêbado, mas no estado normal não estava. Ele estava muito alterado, com a feição de quem havia perdido a noite, com olhos avermelhados. Nem o cinto de segurança ele usava”, detalhou o ciclista. 

Ainda de acordo com ele, em um determinado momento, o agente saiu da viatura, mas logo em seguida entrou e arrastou o carro. “Ele exibiu o crachá e até se identificou, mas uma ciclista gritou: ‘você quer que eu lhe dê voz de prisão?’. Foi aí que ele entrou na viatura e saiu em disparada”, contou o ciclista. 

Em nota, a Transalvador informou que está apurando o fato. "A Transalvador informa que, desde o início da manhã desta quinta-feira (22), busca informações para elucidar os fatos relacionados à denúncia que envolve técnico de manutenção semafórica vinculado à autarquia e ciclistas na Av. Magalhães Neto. Foi mantido contato com os integrantes do grupo de ciclistas, autor da denúncia, e foram adotados todos os procedimentos para verificar se são procedentes as infrações atribuídas ao técnico", diz o comunicado. 

[[publicidade]]

Em Salvador há 6,2 km de ciclofaixas esportivas implantadas em horários especiais (4h às 6h). Elas são encontradas nas avenidas Magalhães Neto e Centenário