Cidade no sudoeste baiano registra caso de variante do Reino Unido 

Prefeitura de Cândido Sales rastreia pessoas que tiveram contato com morador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2021 às 15:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Instagram

A prefeitura de Cândido Sales, no sudoeste doe estado, confirmou nessa terça-feira (1º) que um caso da variante “Alfa” da covid-19, originária do Reino Unido, foi registrado na cidade. 

Segundo a gestão municipal, um exame laboratorial de sequenciamento genético realizado em 4 de maio em um morador que havia testado positivo para a doença apontou a nova cepa. 

O nome do paciente não foi divulgado, mas a Secretaria municipal de Saúde informou que ele já recebeu alta médica e está curado da doença. Além disso, a pasta diz estar buscando pessoas que tiveram contato com o paciente, para evitar a disseminação da variante na cidade. 

“A Secretaria de Saúde informa que todas as medidas estão sendo tomadas, como o rastreamento de contatos e isolamento de suspeitos, informamos ainda que o paciente já se encontra em alta”, informa comunicado da prefeitura.

A variante foi identificada como “Alfa” seguindo nova denominação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A variante brasileira, por exemplo, foi batizada de “Gama”.

“Assim, alertamos e reforçamos a população para o uso de máscaras, etiqueta respiratória, higienização das mãos, evitar aglomerações e em caso de sintomas, procurar o Centro de Triagem da COVID-19 para realizar a testagem e realizar isolamento”, disse a prefeitura em nota publicada nas redes sociais. 

A cidade de 25 mil habitantes registra, desde o início da pandemia, mais de 1.600 casos positivos para a covid-19, com 44 mortes. Atualmente, 13 pessoas estão em recuperação no município e 5,6 mil já receberam a primeira dose da vacina contra a covid.