Cinco pessoas são denunciadas pelo MP por suspeita de fraudes na Justiça Baiana

Operação Inventário apura fraude em processos para beneficiar não herdeiros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2021 às 10:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Cinco pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MP) na sexta-feira (15) por fraude de documentos, falsidade ideológica, fraude processual, tentativa de estelionato e corrupção passiva na Justiça baiana. As denúncias acontecem como parte da Operação Inventário, que apura fraudes em processos que correm no judiciário da Bahia para beneficiar não herdeiros.

Segundo as inevstigações, uma organização criminosa formada por advogados, servidores públicos e outros envolvidos está por trás das fraudes. As investigações acontecem desde 2020, quando começou a operação.

O MP pediu a condenação dos réus Daniel Campos Carneiro Mehlem, Fábio Almeida, Heliana Souza Gonçalves, João Carlos Santos Novaes e Lúcio Flávio Duarte de Souza. Três deles já haviam sido denunciados em setembro por outros crimes.

O órgão diz que os denunciados conseguiam dados de contas "inativas" em instituições financeiras e com isso criavam documentos de falsos herdeiros, faziam petições e garantiam todos os trâmites na 11ª Vara de Famílias, Sucessões, Ófãos, Interditos, Ausentes de Salvador.

Mais de 120 cartões em nome de terceiros e empresas foram apreendidos durante a investigação, além de computadores, celulares e outros gadgets. Também foram encontradas com um dos investigados três carteiras de criptoativos com um total de 522 bitcoins - valendo cerca de R$ 140 milhões.