Cirurgião-dentista e policial militar, conheça quem é o tenente Lira

Ele ganhou as redes sociais ao ajudar uma garotinha a arrancar o próprio dente-de-leite

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 12 de abril de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ SSP-BA

A rotina do policial militar Fábio Lira ou tenente Lira, como é conhecido entre os colegas, é agitada. Ele contou que se divide entre o consultório em que trabalha, no Itaigara, a Corporação, e o filho de 3 anos. No entanto, desde esta segunda-feira (8), o ritmo ficou ainda mais acelerado.

Isso porque o policial ganhou fama nos últimos dias, ao aparecer em um vídeo ajudando uma garotinha a arrancar o próprio dente-de-leite, no bairro do Conjunto Pirajá, em Salvador. Formado em Odontologia e com duas especializações na área, ele contou que, quando era garoto, sonhava com duas profissões. Queria ser médico, como o pai, mas também policial militar.

Na dúvida sobre qual carreira seguir, Fábio resolveu não escolher e tentar conciliar as duas atividades. No meio do caminho, desviou o curso e fez uma escolha que deu certo.“Entrei para o curso de Medicina em 2000, mas acabei mudando para Odontologia. Formei pela Unime há 13 anos. Fiz duas especializações e depois me preparei para a carreira militar. Estou na Corporação há sete anos”, contou.O tenente começou no 15º Batalhão da PM (Itabuna), no Sul do estado, onde se formou e de onde migrou para a 35ª Companhia Independente da PM (CIPM/ Iguatemi), em Salvador. Há 1 ano e seis meses atua na Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/ BTS) e foi durante um dia comum de trabalho que ele conheceu a pequena Lorraine, de  5 anos. Fábio atua como cirurgião-dentista há 13 anos (Foto: Acervo Pessoal) Operação dente-de-leite Neste dia, a equipe da Rondesp foi até Pirajá para verificar uma situação de tráfico de drogas. Os policiais encontraram os criminosos e houve troca de tiros. Quando retornavam do bairro, foram abordados pela menina, que fez um pedido inusitado para o tenente.

“Ela estava com o dedinho na boca e pediu para eu arrancar o dente dela. Eu não entendi na hora e pedi para ela repetir, mas a mãe se aproximou e explicou que não estava conseguindo arrancar o dente. Ela disse que tinha 5 anos, então entendi que era o estágio normal dos permanentes nascendo”, contou.

O policial usou uma camisa limpa da própria menina para fazer a extração do dente, que saiu sem provocar dor. A ocorrência foi tão diferente do habitual, que um dos colegas de Fábio resolveu filmar a cena. O vídeo foi compartilhado na internet.“Nunca tinha passado por isso. Acredito que essa foi a situação mais inusitada que passei até agora e não imaginava que ela teria essa repercussão toda”, afirmou o tenente.Ele aproveitou para frisar sobre a importância do trabalho dos policiais militares nas comunidades e disse que gestos solidários como este são mais comuns na corporação do que se imagina.

“Muitas vezes, nós somos o único serviço público que consegue alcançar algumas localidades, então, muitas vezes temos que fazer um pouco mais do que é o nosso dever. A polícia tem um programa que estreita laços entre policiais e comunidade. São atitudes como essa que fazem com que fique mais fácil o trabalho da polícia e ajudam a reduzir a violência”, concluiu.