Com a força toda: Team Challenge reúne crossfiteiros, muito corpo sarado, suor e condicionamento físico

Competição de Crossfit acontece até domingo no estacionamento do Salvador Shopping

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 19:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./ CORREIO
270 atletas participam da competição com provas também em equipe por Betto Jr./ CORREIO

Força, corpão sarado e  muito condicionamento físico adquirido com treino pesado. Estes são só alguns atributos e atribuições dos crossfiteiros que competem até hoje no Team Challenge, competição de Crossfit que acontece até domingo (29) no estacionamento G1 do Salvador Shopping. A modalidade esportiva é uma das queridinhas da tribo fitness. O evento reúne atletas de diversas escolas e academias da capital. Ao todo, são 270 competidores. Para o organizador do evento, Rafael Seara, a ideia do Team Challenge é atrair mais adeptos à prática esportiva. 

“É um esporte que está crescendo muito, principalmente aqui em Salvador. O principal objetivo do crossfit é gerar condicionamento para o corpo inteiro. É uma atividade física que ajuda na perda de peso, promove a autoestima já que um está ali para ajudar e estimular o outro”, afirma.

As provas estão divididas em três em categorias: Scale (iniciante), Squirtle (intermediário) e RX (avançado). São três competições por dia, inclusive, com disputa por equipes em atividades como pulo de corda, pulo de caixa, balanço e argola, flexão de braço, abdominal e levantamento de peso olímpico.O administrador Igor Alves, 30 anos, é um dos competidores.

Praticante do crossfit há cerca de dois anos, ele vê o esporte como uma filosofia de vida. “É uma prática esportiva de alto rendimento e um estilo de vida porque dá uma boa definição de corpo, status e emagrece também. Comecei por curiosidade em busca de um condicionamento melhor, acabei gostando e pratico como atleta”, relata ele. 

Outro adepto do Crossfit é o engenheiro Kleber Rocha, 27, que competiu no salto sobre caixa, pula corda e barra fixa. “É um esporte completo, muito diferente de academia, e que supre todas as minhas necessidades”, diz. 

Para quem pensa que carregar peso não é coisa de garota, é melhor mudar de ideia porque a mulherada também se joga com força na disputa. As amigas Luiza Lino, 21, e Camila Goes, 26, estão lá para provar isso. Participantes da competição no nível intermediário, elas contam por que trocaram a academia pela modalidade. 

“O Crossfit não tem essa coisa chata de série e é algo que te desafia. A gente tem a oportunidade de pegar peso, mas é algo que vai além disso. Você malha como um todo e se exercita no conjunto”, afirma Luiza. “É um clima diferente, todo mundo torce pelo outro, não tem rivalidade, a competição é você contra si mesma e seus próprios limites”, completa Camila. 

Para ter acesso à arena, o público que for assistir terá que pagar R$ 30 pelo ingresso, além de levar mais 2 kg de alimentos não perecíveis - cada entrada dá direito ao acesso de duas pessoas. Os alimentos serão doados para a Organização Não-Governamental Seja Semente, que comanda a ação de solidariedade “Semente nos Quilombos”, e irá distribuir os donativos para comunidades quilombolas. Crianças de até 12 anos incompletos têm acesso gratuito.