Com dificuldade de importar, Brasil vai produzir respiradores

coronavírus
08.04.2020, 21:09:00
Atualizado: 08.04.2020, 21:41:14
(Foto: EBC)

Com dificuldade de importar, Brasil vai produzir respiradores

Previsão é de que lote com seis mil equipamentos seja fabricado em 90 dias

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Sem ter sucesso na importação de respiradores da China, que tem centralizado sua produção para atender os Estados Unidos, o Ministério da Saúde decidiu dar início à montagem de uma "indústria nacional" de respiradores.

O plano não é abandonar a compra dos produtos e suprimentos de saúde da China, os quais serão buscados, inclusive, diretamente por aviões brasileiros. Trata-se, porém, de mais uma medida para tentar evitar o colapso do sistema de saúde no País.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a previsão é de que, em 90 dias, seja fabricado um lote de 6 mil respiradores, equipamento que é usado para fazer a respiração mecânica em pacientes que estejam em quadros grave de contaminação e que precisem do equipamento.

"Um conjunto de empresas vai apoiar a produção que será centralizada na empresa brasileira Magnamed, que até o fim do ano passado tinha uma pequena produção de apenas 500 respiradores. Redimensionamos essa capacidade", disse Mandetta. "Materializamos uma ação que se iniciou há 45 dias, e que vai fazer a indústria nacional disparar um produção em tempo reduzido."

O diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, afirmou que a pasta acertou parcerias com empresas brasileiras para adquirir os primeiros respiradores produzidos no Brasil em larga escala. Segundo ele, serão cerca de 14 mil respiradores no total, dos quais 7 mil serão enviados para unidades de terapia intensiva (UTI). Outros 7 mil serão encaminhados para hospitais de diversas regiões do País, com maior necessidade.

O principal desafio do projeto é a cadeia de suprimento da linha de produção, disse Dias. "A gente ainda depende de peças internacionais, onde o Ministério de Relações Exteriores nos auxilia muito para a obtenção e priorização junto aos países fabricantes dessas peças", relatou.

Todas as compras do equipamento feitas até o momento com a China, disse Mandetta, não se confirmaram. "Tínhamos a proposta de 15 mil respiradores firmada com a China, para entregar em 30 dias. Mas foi descartada porque não tínhamos garantia. Agora, estamos buscando outro fornecedor."

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais