Com experimentação sonora e concerto, Coaty será reaberto neste sábado (8)

Após três anos fechado, espaço abre as portas ao público em evento gratuito

Publicado em 5 de junho de 2019 às 14:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Coaty reabrirá suas portas neste sábado (8) depois de três anos fechado. O relançamento do espaço, que fica na Ladeira da Misericórdia, será das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

No evento, haverá a primeira apresentação aberta ao público dos artistas do InstruMentes música para (re)invenção. Os músicos-inventores da luteria orgânica e digital, Fernando Sardo, Bella e Victor Valetim mostrarão ao público presente instrumentos musicais e instalações sonoras criadas ao longo desta semana, durante o primeiro ateliê coletivo do InstruMentes.

“Integrar esses dois universos, da minha criação com materiais físicos e orgânicos, ao lado de Bella e Victor, que fazem o mesmo caminho só que pela música eletrônica, foi muito rico pra nós e também será para quem estiver ali presente”, disse Fernando.

A primeira oficina do projeto foi ministrada na semana passada e contou com a participação de jovens integrantes de projetos sociais de formação musical (Quabales, NEOJIBA, Projeto Axé, Didá, Rumpilezzinho e Pracatum). Lá, eles criaram instrumentos a partir de materiais recicláveis, como tubos, canos, mangueiras, latas, bambu, cabaça e cobre. “É um processo de criatividade total, desde a criação dos instrumentos até a forma como vão culminar para criar novas expressões orgânicas”, completou. 

A programação deste sábado ainda conta com um concerto inédito com o saxofonista Ken Vandermark (Chicago) e o baterista Paal Nilsen Love (Noruega). A dupla é adepta do “Free Jazz”, faz sua primeira turnê no Brasil – além de Salvador, irão se apresentar no Rio de Janeiro e em São Paulo. A apresentação é fruto de parceria com o Ciclo de Música Contemporânea, que desde 2016 promove eventos que contam com encontros musicais de improvisação livre em Salvador.

O Coaty Assinado pela italiana Lina Bo Bardi (1914-1992), o projeto arquitetônico fica entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa e tem vista para a Baía de Todos-os-Santos. O espaço, fechado desde 2016, foi requalificado pelo InstruMentes, com financiamento do programa Rumos Itaú e apoio da Fundação Gregório de Mattos.

A obra durou dois meses e contou com reforma da escada externa e guarda-corpo, pintura, alvenaria, instalação elétrica e concertos gerais. A reforma faz parte do Plano de Recuperação do Centro Histórico de Salvador.

“Após o InstruMentes, o Coaty ficará de legado pra Salvador, revitalizado e pronto para receber novos projetos de ocupação do centro da cidade, reunindo gente em torno da arte”, disse a produtora cultural Lívia Cunha, uma das representantes do InstruMentes, ao lado da também baiana Alana Silveira. 

Além da apresentação de abertura, o espaço seguirá com uma programação especial. De 15 a 20 de julho, os artistas-criadores Roberto Michelino, Sofia Galvão e Marco Scarassatti se apresentarão para o público. Também serão realizadas duas novas oficinas (de osciladores sonoros, e formas orgânicas e eletrônicas de produzir música), voltadas para jovens de projetos sociais de formação musical. As obras criadas serão expostas no próprio Coaty, de 1º de agosto a 1º de setembro.

Serviço: InstruMentes - Música para (re)invenção  Apresentação aberta ao público com performances artísticas, bate-papo, experimentações sonoras e concerto  Local: Espaço Coaty – Ladeira de Misericórdia, Centro Histórico Data: Sábado (08) Horário:  17h - abertura dos portões 17h30 às 20h30 - Apresentação artística com as obras criadas no ateliê coletivo com Fernando Sardo, Bella e Victor Valetim 20h30 às 22h – Concerto com Ken Vandermark (saxofone) e Paal Nilsen Love (bateria) Entrada gratuita Mais informações: @instrumentes