Com pista em manutenção, aeroporto de Salvador tem voos redirecionados e atrasados

Pista principal foi liberada à noite; passageiros relatam transtornos

  • Foto do(a) author(a) Hilza Cordeiro
  • Hilza Cordeiro

Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 19:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Anderson Nunes/Leitor CORREIO

A pista principal do Aeroporto de Salvador ficou inoperante desde as 16h desta terça-feira (11) por conta de buracos. De acordo com a Vinci Airports, que administra o terminal aéreo, foi preciso fazer uma "manutenção preventiva" no local. Por causa disso, alguns voos precisaram ser cancelados, remarcados ou redirecionados para outras cidades, já que não era possível pousar e nem decolar. A pista foi liberada por volta das 20h10. 

Ainda segundo a Vinci, o fluxo da pista precisou ser interrompido para garantir a segurança das aeronaves e passageiros e, por isso, o aeroporto ficou operando com extensão reduzida, somente com a pista auxiliar, que comporta aviões menores.

A professora universitária Carola Rapp tinha voo às 17h pela Latam, que inicialmente foi adiado para às 18h para que ela não perdesse a conexão em Guarulhos, às 22h40, para o voo internacional com destino à Alemanha, onde pretende passar as férias. “Eles nos afirmaram que os voos grandes não estavam conseguindo pousar por causa do buraco. Nos disseram que estavam tentando consertar para ver se era possível sair voos de Salvador ainda hoje”, contou.

Segundo a docente, a companhia aérea distribuiu vouchers de táxi para que passageiros que tiveram voos cancelados pudessem voltar para casa, mas as pessoas retornaram aos guichês reclamando que os taxistas não estavam aceitando o ticket. Carola reclamou ainda que o ar-condicionado não estava funcionando ou não estava dando conta da quantidade de pessoas que enfrentavam as filas dos guichês em busca de respostas. (Foto: Hilza Cordeiro/CORREIO) A situação de Graça Borges era ainda mais delicada. Moradora de Arembepe, ela esperava pela filha de 10 anos, que estava sozinha em Aracaju, já que o avião não pode pousar em Salvador. A garota foi para a Disney com os padrinhos e vinha sem companhia de um voo a partir de São Paulo, onde embarcou com ajuda dos tios, que assinaram termo de responsabilidade. “É uma criança, que está muito cansada de uma viagem longa, sozinha na primeira viagem internacional, então ela tá emocionalmente abalada. Se ela não vier hoje, como vai dormir sozinha lá?”, preocupava-se a mãe.

A bancária paulista Maísa Vieira chegou ao Aeroporto por volta das 16h e enfrentou uma fila de duas horas só para poder fazer o check-in na Gol. Ao chegar no balcão, foi informada de que havia problemas na pista e que o voo dela, marcado para as 19h25, seria remarcado para as 21h30, se a pista voltasse a operar. Em Salvador a lazer, ela veio acompanhada da mãe e da tia, que tiveram voos remarcados para esta quarta-feira (12).

As parentes retornaram para o hotel e ela permanecia no terminal às 20h aguardando respostas. Todas iam para Guarulhos. Maísa decidiu esperar porque trabalhará nesta quarta. “Tudo indica que vou ter que me justificar com o chefe e pedir reembolso”, disse. Graça espera pela filha de 10 anos, que teve voo redirecionado para Aracaju (Foto: Hilza Cordeiro/CORREIO) As agentes de eventos Valquíria Azevedo e Cristiane Alves vieram a trabalho para Salvador e chegaram ao aeroporto por volta das 18h20. As amigas tinham voo às 19h05 para São Paulo e, como tinham feito o check-in pelo celular, foram direto para o embarque. No portão, descobriram que o voo estava cancelado. Ambas se dirigiram para o guichê da companhia e ficaram cerca de 1h30 paradas na fila, sem respostas sobre o destino delas. As agentes decidiram deixam a mala guardando o lugar e revolveram sentar apoiadas numa pilastra para descansar enquanto tentavam comprar passagens em aviões menores, que têm operação normal na pista auxiliar do aeroporto.

O deputado federal Zé Neto (PT) usou as redes sociais para reclamar do problema. "Aeroporto de Salvador interditado por conta de um buraco na pista, em virtude de uma manutenção mal formulada pela empresa Vinci", publicou. Segundo ele, os depustados federais Jorge Solla (PT), Ronaldo Carletto (PP) e Sargento Isidório (Avante) estavam no local desde 15h10. Segundo a assessoria do deputado Isidório, ele tentaria seguir para Brasília na madrugada.

Em família, o técnico industrial Caio Cunha, 30, estava em indefinição sobre sua situação mesmo após a liberação da pista. Com voo marcado para as 17h40 com destino a Guarulhos, onde fariam conexão para Paris, na França, eles tiveram o voo remarcado para as 18h20 na Latam, que não ocorreu. Por conta disso, o grupo perdeu a conexão. "Nos disseram que o pessoal de engenharia do aeroporto estava resolvendo, mas não tivemos detalhes. Era uma viagem de férias, então a gente vai ter que reprogramar todo o nosso roteiro, já perdemos duas diárias de hotel lá e teremos que reajustar os nossos passeios que já estavam confirmados", lamentou. Passageiros marcaram lugar na fila com as malas (Foto: Hilza Cordeiro/CORREIO) O gestor de marketing Anderson Nunes tinha voo para Brasília e chegou faltando 1h20 para o voo, às 17h50, mas já foi logo informado de que havia sido cancelado. De Brasília, ele ainda iria pegar outro voo para Goiânia, onde tinha compromissos de trabalho. A agenda do profissional, que assessora um time de futebol, ficou prejudicada e ele terá que reagendar tudo. Enquanto esperava, viu de tudo: discussões, som ligado tocando sofrência e até gente abrindo garrafa de whisky para aguentar a fila.

Em nota, a Vinci Airports informou que, durante o trabalho, notaram que a área de isolamento para o reparo da pista precisaria ser aumentada, o que dificultaria o trânsito de aeronaves. "Para garantir a segurança das operações e dos passageiros, a concessionária optou por interromper o fluxo na pista até a conclusão do serviço. Com isso, a maior parte dos voos domésticos está sendo direcionada para a pista auxiliar (17/35), que opera normalmente", diz o texto.

As companhias foram avisadas do ocorrido e a orientação do terminal foi de que os passageiros verificassem o status dos seus voos junto às empresas. Em nota, a Gol diz que por conta da paralisação, teve 5 voos alternados e 6 cancelados até 19h25. A Azul diz que um voo Campinas-Salvador alternou para Maceió e aguardava autorização para retornar. Os guichês das companhias ficaram com filas e as pessoas decidiram sentar e aguardar as definições. Quando a pista finalmente foi liberada, o fluxo foi normalizando aos poucos com as saídas de aeronaves.

Confira posicionamento da Latam: 

A LATAM Airlines Brasil informa que, devido a restrições operacionais na pista principal do Aeroporto Internacional de Salvador, na tarde de ontem (11), fato completamente alheio ao controle da companhia, 15 voos da companhia com origem ou destino à localidade foram impactados, sendo 12 cancelados e três alternados para os aeroportos de Aracajú, Maceió e Porto Seguro. A companhia prestou a assistência necessária e providenciou a reacomodação dos passageiros impactados nos próximos voos disponíveis entre ontem a noite e ao longo do dia de hoje (12). Por fim, a companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.